sexta-feira, 28 de maio de 2010

Amistosos pré-copa

Por Guilherme Marçal

Amistosos preparam as seleções para o Mundial



A preparação das seleções, a 13 dias do Mundial, já está a pleno vapor. Como veremos, alguns times têm surpreendido em jogos amistosos. Esses “treinos de luxo” são fundamentais para entrosar o time, que se encontra a cada 3 meses para jogar pelas seleções. Vejamos, então, como as seleções têm se saído.

Os donos da casa trataram de se impor diante de sua torcida, vencendo a Colômbia pelo placar de 2 a 1. Modise e Mphela fizeram para os Bafana-Bafana, com Moreno descontando. No mesmo grupo A da África do Sul, estão Uruguai e França que se deram bem em seus jogos. Os celestes golearam Israel com bela atuação de Loco Abreu, enquanto os Bleus tiveram dificuldade em virar para 2 a 1 sobre a Costa Rica, gols de Ribery e Valbuena; Hernandez descontou. Por último, o México que perdera para os ingleses por 3 a 1, em seu primeiro amistoso , foi derrotado novamente, desta vez pela Holanda, pelo placar de 2 a 1, com show de Van Persie.

Pelo grupo B, a Argentina não tomou conhecimento do Canadá e bateu firme no cachorro morto: 5 a 0, com Messi no banco. A Nigéria não saiu do 0 a 0 com a fraquíssima Arábia Saudita. A Coreia do Sul, no clássico asiático com os japoneses, tratou de mostrar que vem forte, impondo um 2 a 0, com ótima atuação de Park. A Grécia empatou com a Coreia do Norte, num amistoso que certamente interessou muito ao técnico Dunga, que agora sabe que deve se preocupar com o excelente atacante Jong Tae-se, autor de 2 golaços no empate em 2 a 2.

A Argélia, do grupo C, foi goleada pela Irlanda por 3 a 0 e não dá mostras de que trará grandes dificuldades para a Inglaterra. Os eslovenos, assim como os estadunidenses, ainda não marcaram amistosos.

A Alemanha venceu sem muito esforço a seleção de Malta por 3 a 0, com 2 gols do brasileiro naturalizado Cacau. No clássico da Oceania, os australianos bateram a Nova Zelândia pelo placar de 2 a 1. A Gana e a Sérvia ainda não disputaram amistosos preparatórios.

Os dinamarqueses venceram Senegal por 2 a 0 e se despediram de  sua torcida. Ainda representando o grupo E, Camarões empatou com a Geórgia por 0 a 0. A Holanda tem grandes chances de classificação, pelo que Japão e Camarões mostraram até aqui.

Na chave da Itália, o Paraguai foi surpreendido pelo Irlanda por 2 a 1 e mostra que vem sentindo a falta de Cabañas, após o grave acidente que o afastou dos gramados por tempo indeterminado. Eslováquia e Camarões ficaram, nesse sábado, no 1 a 1. Kopunek fez para os europeus, e Enoh deu números finais à partida. Vida fácil para os italianos, ao menos na 1ª fase...

No caminho do Brasil, que tem 2 amistosos já marcados contra os fortíssimos Tanzânia e Zimbábue, Portugal esbarrou na retranca de Cabo Verde e não conseguiu sair do empate sem gols. Os marfinenses não marcaram jogos. Independentemente disso, é um grupo cascudo para quem se acostumou com China, Japão, Costa Rica e Austrália.

Os espanhóis enfrentam hoje a Arábia Saudita como amistoso para a Copa. Os hondurenhos empataram ontem com a Bielorrússia em 2 a 2. Ainda no grupo H, o Chile goleou a Zâmbia por 3 a 0, com belas atuações de Sanchez e do ex-palmeirense Valdivia. A Suíça não marcou jogos. Obviamente, a Espanha vai sobrar no grupo E. Resta saber se vai sobrar na 2ª fase.
Saudações, pessoal!

0 comentários: