domingo, 9 de maio de 2010

Destaques da Copa?


Por Pedro Daniel M. Campos

Donos da Nova Era do Futebol, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo não jogam nas seleções aquilo que rendem aos clubes


Desde 2008, com a queda de rendimento dos brasileiros Kaká e Ronaldinho Gaúcho, o futebol é dominado por 2 jogadores: Messi, 22 anos, e Cristiano Ronaldo, 25. Tudo indica que um reinado bipolar continue acontecendo por mais alguns anos.

Lionel Messi, considerado melhor jogador do mundo em 2009 e segundo melhor em 2008, começou sua carreira futebolística no Grandoli, time amador da cidade de Rosário, quando criança. Destacando-se no seu time, onde jogava com gente mais velha, chamou a atenção de grandes times de Rosário, como o Newell's Old Boys. Levado para lá, Messi passou a receber destaque e chamou interesse ao gigante River Plate. Aos 11 anos passou por um problema sério de saúde e isso afastou o River Plate da negociação, já que negou o pagamento do tratamento. Como quase por um acaso, foi dessa recusa do River que surgiu o Barcelona com quem Messi acabou por assinar aos 13 anos. O Barcelona foi muito mais do que responsável pela ascensão futebolística de "El Pulga"; No time da Cataluña, Messi cresceu mais de 20 centímetros e tratou a sua doença. Dentro de campo estreou aos 16 anos no time profissional em amistoso contra o Porto. Messi ganhou 11 títulos pelo Barcelona, tendo ganhado todas as taças possíveis durante esse tempo. Fora de campo, Messi é comportado e causa pouquíssimas polêmicas.

Cristiano Ronaldo, considerado melhor jogador do mundo em 2008 e segundo melhor em 2009, começou a jogar futebol nas ruas da Ilha do Funchal, um arquipélago de Portugal. Aos 8 anos, o pai o colocou no time Andorinha e, em dois anos, despertou o interesse do maior time da Ilha da Madeira, o Nacional. Por lá, Cristiano Ronaldo foi considerado uma promessa do futebol português e, em dois anos, a Ilha ficou pequena para ele. Marchou então para a capital e assinou pelo Sporting, um dos times mais vitoriosos da Liga Sagres. Nos Leões participou do sub-16, 17, 18, time B e time principal numa mesma temporada. Aos 15 anos sofreu um problema no coração; Nada que atrapalhasse a carreira deste jovem jogador que um dia viria a ser, além de craque, polêmico.
Aos 16 anos foi sondado pelo Liverpool que cancelou o negócio por Ronaldo ser muito novo. Em 2003, após a vitória do Sporting sobre o Manchester United por 3 a 1, os jogadores dos "Red Devils" teriam pedido a contratação do jovem avançado português para substituir o ídolo David Beckham, que tinha se transferido para o Real Madrid. Foi então que a carreira em Manchester começou. Ganhando 100 vezes mais do que ganhava em Portugal, Cristiano Ronaldo aos poucos se tornou o grande ídolo do Manchester United onde conseguiu ganhar 9 títulos sendo desses também, todos os possíveis. em 2008 Cristiano Ronaldo passou a ser o segundo jogador a ganhar, no mesmo ano, o Prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa, a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro, da revista France Football; Feito esse só antes realizado pelo brasileiro Ronaldo, em 1997.
Em Junho de 2009, Cristiano Ronaldo acabaria por realizar o seu sonho de infância: assinar contrato pelo poderoso Real Madrid. O time Galático pagou 94 Milhoes de Euros para contar com os serviços do jovem português que, com tal quantia, tornou-se o jogador mais caro da história. Cristiano em pouco tempo mostrou que é digno de seu preço e é, hoje, o principal jogador do time de merengue.
Polêmico tanto fora de campo como dentro dele, Cristiano Ronaldo é sempre assunto por festas realizadas, mulheres, carros de luxo e declarações.

Apesar de bons números, feitos e times jogados em suas carreiras, tanto Messi quanto Ronaldo jogam aquém do esperado nas suas respectivas seleções. Messi, atacante de origem, fez apenas 13 gols pela Equipe principal da Argentina desde 2005, contando com amistosos. Principal alvo de críticas da impensa Argentina e do técnico Maradona pela quase desclassificação da seleção nas Eliminatórias pra Copa, Messi terá que mostrar o seu valor esse ano para conquistar o Segundo prêmio da Fifa de Melhor Jogador do ano. Quase no mesmo barco, Cristiano Ronaldo marcou 22 vezes em 69 jogos pela seleção Lusa. Meia Atacante, não é pela falta de gols que as críticas ao jovem jogador sucediam. Cristiano Ronaldo era acusado de não saber jogar em equipe e não contribuir tanto em assistências como fazia pelo Manchester United. Apesar de grande estrela da seleção portuguesa nos últimos tempos, o camisa 9 do Real Madrid tem, na sua própria posição, um concorrente à altura; O português Nani, substituto de Ronaldo no Manchester United. Diante dos fatos da carreira desses 2 jogadores que vivem esta fase atual do futebol, nunca podemos esperar pouco em suas respectivas seleções. É o preço que se paga por ser um ídolo. É o que difere qualquer jogador brasileiro de seleção dos demais. A camisa é mais valiosa do que uma carreira inteira num time de ponta do futebol Europeu. É isso que faz uma seleção vencedora.

Amanhã tem convocação da seleção brasileira portanto teremos a análise das seleções adversárias do brasil na primeira fase e, de maneira exclusiva, o comentário sobre a convocação do Dunga.
Não perca!

8 comentários:

Unknown disse...

Não ligue, leitor, pro fato do Cristiano Ronaldo ter mais detalhes na descrição da sua carreira no meu post.
Para alem de sere mais velho, ter jogado num numero maior de times e ser mais polémico, ainda entendo um pouco mais de um jogador do meu próprio país do que de um argentino. xD

10 de maio de 2010 às 19:09
Lucas Naylor disse...

Pô, nessas fotos, com essas poses, eles parecessem integrantes do backstreet boys...

10 de maio de 2010 às 20:41
Sergio Naylor disse...

Odeio o Cristiano Ronaldo. É firulento e ineficiente. produto de marketing puro. A britney Spears do futebol. O outro é jogador de clube como o Rai foi para o Sao Paulo. Excelentes jogadores, mas na selecao onde a camisa pesa...amarelam mais que a camisa canarinha.

A verdade é que falta bons jogadores de verdade. Estamos em periodo de vacas magras.
abraco

10 de maio de 2010 às 23:15
Anônimo disse...

"ah pow so mais o kaka" mais axo que se o Cristiano Ronaldo parar de dirigir ferrari ele pode jogar melhor ! de um Porche pra ele ! ou um Fusca é mais seguroo !"ashuashuashus by lucas furtadoo

11 de maio de 2010 às 10:46
Sergio Naylor disse...

Faltam bons jogadores, faltam boas equipes, faltam regras novas para trazer mais emocao para as partidas. O futebol nao é mais o mesmo. Salve o Santos...

11 de maio de 2010 às 21:10
Anônimo disse...

Robben, Van Persie, Shneider, Kuyt e o resto do Carrosel Holandâs jogam mais que eles-n .-.

17 de maio de 2010 às 20:52
Anônimo disse...

Cristiano, Cristiano, Cristiano!!!! LIIIINDOOOO!!!!!

22 de maio de 2010 às 19:39
Yuri Ronaldo disse...

Cristiano é FODA!!!!!!
O Messi sabe jogar.

24 de maio de 2010 às 22:24