segunda-feira, 3 de maio de 2010

Muito além dos 11 ...


Por Guilherme Marçal


Acho bem legal analisar os jogadores que podem ser convocados para a Copa, para que os leitores saibam o que esperar da lista do dia 11 de maio, divulgada pelo técnico Dunga, com a relação dos 23 jogadores que disputarão o mundial. Vamos lá, posição por posição.

Goleiros:
Julio César: melhor goleiro do mundo, incontestável na camisa 1.
Doni: incrivelmente ainda convocado, é reserva da Roma, com o detalhe que o titular do mesmo time é brasileiro (Dunga e seus delírios...).
Gomes: ainda que o Tottenham não seja um grande time, tem fechado o gol, evitando goleadas no Campeonato inglês, pegando até pênaltis.
Victor: falhou nos recentes jogos contra Fluminense e Internacional, mas é um goleiro muito seguro e de bom reflexo.
Rogério Ceni: experiente, o pentacampeão poderia ser de grande valor ao grupo. Ainda é o titular do São Paulo e faz boa Libertadores.
Dunga leva: Julio César, Victor e Doni.

Laterais:
Maicon: joga na melhor zaga do mundo, tem aprendido a defender e marcar, e é impecável no ataque. Se a Inter tem 2 pulmões, 1 é Maicon.
Daniel Alves: titular no melhor time do mundo, é ótimo no ataque, em cobranças de falta e compõe bem a marcação.
Michel Bastos: descoberta de última hora de Dunga, é excelente jogador, mas joga de meia-atacante no Lyon. Precisa defender mais para se encaixar na seleção.
Marcelo: titular do Real Madrid, tem muita técnica e vive ótima fase. Brigou com Dunga, mas mesmo assim merece ser convocado.
André Santos: esquecido por Dunga nos últimos jogos, vem jogando bem na Turquia. Não deve ser chamado.
Kléber: muito mal nas vezes que atuou pelo Brasil, não deve ser convocado, mesmo em ótima fase no Internacional.
Gilberto: Dunga insiste em chamá-lo pela experiência, porém joga no meio de campo no Cruzeiro e não vem jogando bem faz tempo.
Léo Moura: sua regularidade no Flamengo impressiona. A experiência também seria importante. Seria ótima opção no banco.
Dunga leva: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos.

Zagueiros:
Lucio: melhor zagueiro do mundo disparado, titular absoluto.
Juan: transmite segurança e tranquilidade, só precisa ganhar mais ritmo de jogo na Roma, pois volta de contusões graves.
Thiago Silva: zagueiro de muita técnica e incrível recuperação, merece a chance.
Miranda: excelente posicionamento e técnica, porém não atravessa boa fase na zaga são-paulina.
Luisão: campeão português pelo Benfica, vem jogando muito bem. Tem muita seriedade e experiência e é ótimo em bolas aéreas.
Alex: faz boa temporada no Chelsea, mas não deve ser chamado pela falta de oportunidades.
Alex Silva: esquecido por Dunga nas últimas convocações, também é ausência quase garantida.
Naldo: faz boa temporada no Werder Bremen. É alto, importante na bola parada e seria uma boa aposta.
Dunga leva: Lucio, Juan, Thiago Silva e Luisão.

Meio-de-Campo:

Gilberto Silva: insistência irritante de Dunga, nunca vi jogar bem uma vez na vida. Nunca abre mão dos passes para trás e para os lados. Infelizmente vai para a Copa.
Josué: não vive boa fase no Wolfsburg, mas vai para a Copa por ter feito uma boa Copa América.
Felipe Melo: chegou a ser eleito pior jogador da temporada pela Juventus, mas até que vem reencontrando os eixos nos últimos jogos. Sendo honesto, mereceu o lugar no time, jogando sempre bem na seleção.
Lucas Leiva: muito bom jogador, esquecido por Dunga, merecia uma chance no grupo.
Ramires: um desafogo para o meio de campo com sua velocidade e forte chegada no ataque. Indispensável ao time.
Kaká: voltando aos poucos ao Real, é o craque da seleção, imprescindível no time.
Paulo Henrique Ganso: é craque. Seus passes são geniais, joga com uma classe rara para seus 21 anos. Seria a mais grata surpresa da Copa.
Julio Baptista: reserva da Roma, fez ótima Copa América, por isso deve ser convocado.
Kleberson: é experiente, foi pentacampeão em 2002, mas não vem em boa fase pelo Flamengo. Talvez fosse importante para o grupo.
Elano: curinga de Dunga, importantíssimo no esquema de jogo do Brasil, seja de lateral ou de volante.
Ronaldinho: sua irregularidade no Milan, seu apagão do futebol por 3 anos e o fracasso de 2006 com um grupo de estrelas desinteressadas o afastaram da seleção de Dunga, que prima pela seriedade.
Hernanes: uma pena que Dunga não goste de volantes que sabem jogar. É craque, versátil pelo meio, chuta muito bem e seria uma surpresa para os adversários que o desconhecem.
Elias: corre o tempo inteiro, é muito rápido, um volante muito habilidoso e que marca gols. Outra aposta válida.
Carlos Eduardo: bom jogador, rápido e vive boa fase no Hoffenheim. Teve poucas chances, mas pode ter uma oportunidade.
Cleiton Xavier: maestro do Palmeiras, tem excelente passe e dá muitas assistências. Seria uma boa opção para a criação de jogadas.
Diego Souza: destemperado e em má fase no alviverde paulista, é bom jogador, mas peca pela irregularidade. Não deve ser chamado.
Diego: sou seu fã, mas realmente tenho de dar o braço a torcer que frustrou as expectativas quando jogou com a amarelinha. Pela não correspondência ao que dele se esperava, não irá à Copa.
Denilson: jovem volante habilidoso, joga no Arsenal, sabe bater falta, é eficiente no combate e toca bem a bola. Ainda fará parte da seleção, mas não agora.
Dunga leva: Gilberto Silva, Ramires, Kaká, Julio Baptista, Elano, Paulo Henrique Ganso (há esperanças!), Felipe Melo e Josué.

Atacantes:
Luis Fabiano: o matador. Faro de gol impressionante. Camisa 9 clássico.
Robinho: sua opção pela saída do Manchester City e volta ao Santos foi a melhor possível. Foi campeão paulista e reencontrou sua boa forma, com belas atuações e gols.
Nilmar: sua velocidade e raça são de fundamental importância para marcar a saída de bola adversária. Tem jogado belas partidas na seleção e se firmou com gols importantes.
Adriano: seus problemas extra-campo atrapalham sua vida. Em forma seria nome certo. Pela falta de foco e a má fase no ano, não merece ser incluído, ainda que seu histórico com a amarelinha seja bom.
Neymar: com seus 18 anos, encantou o país com seus dribles e gols. O legítimo “menino da vila”, merecia uma chance, porém arranjar uma vaga no ataque será difícil. Desconhecido do mundo, seria um excelente elemento surpresa do Brasil.
Diego Tardelli: rápido, técnico, muito habilidoso e com faro de gol. Vem sendo convocado e pode pintar de surpresa para os rivais estrangeiros.
Fred: suas intermináveis lesões não o deixam jogar regularmente pelo Fluminense. Porém, quando está em campo, impressiona pela média de gols de quase 1 por jogo. É centroavante nato e seria ótimo reserva para Luis Fabiano.
Grafite: é bom jogador e chegou a ser eleito melhor jogador da Bundesliga na temporada passada. Não tem repetido o futebol do ano passado, mas parece uma boa opção ofensiva para a reserva.
Ronaldo: sua forma bisonha e suas atuações ridículas em 2010 garantem sua ausência no mundial desse ano. É incontestável em forma, mas longe dela, fica difícil.
Alexandre Pato: não correspondeu quando foi chamado. Parou de ser convocado há algum tempo, além de estar se recuperando de lesão. Fica para a próxima.
Dunga leva: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Adriano.

Eu levaria: Julio César, Victor e Gomes; Lucio, Juan, Thiago Silva e Luisão; Maicon, Daniel Alves, Marcelo e Michel Bastos; Lucas Leiva, Ramires, Kaká, Paulo Henrique Ganso, Elano, Hernanes, Felipe Melo e Denilson; Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Neymar.

E você, leitor? Concorda? Opine!

5 comentários:

Arthur disse...

Entendo mais de política externa de Tonga do que de futebol, mas tenho que dizer uma coisa: se essa é a sua opinião, Marshow, então deve ser a mais sensata.

4 de maio de 2010 às 00:15
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns Guilherme, muito bom o blog. Discordo de uma ou outra opinião sua, mas isso faz parte do futebol. O principal é que praticamente concordo com sua seleção. Minha unica mudança seria levar o A.Santos no lugar do Michel Bastos. Abração,
Rafinha

4 de maio de 2010 às 22:06
Anônimo disse...

Fala Marçal, concordo com quase tudo, salvo o seguinte: O Dunga não pode correr o risco de levar juntos robinho, neymar e nilmar. Levando em conta que o Luis Fabiano vem de contusão, imagina o Brasil pegar uma alemanha, inglaterra nas fases finais, com seus altos zagueiros e um ataque com robinho e neymar (ou nilmar)? sinceramente, não daria certo, até pq o brasil não tem como característica a velocidade que o santos tem pra jogar com esse ataque. Por isso, até concordo em não levar o adriano, mas se isso ocorrer, tem que ir um outro centro-avante. Eu levaria o Fred, mas como vc mesmo disse, as contusões dele deixariam mais provável o Grafite.
Aproveito ainda pra citar os esquecidos do Dunga, como o Marcelo (que pra mim seria titular indiscutível), Diego e um que eu nunca vi citarem: Denilson, do Arsenal. Volante de marcação e habiidoso, cairia muito bem ao lado do Felipe Melo (se completariam).
Abração,
Germano

7 de maio de 2010 às 23:06
Unknown disse...

Pow gostei desse seu time mais eu faria algumas alteraçoes como tirar o gomes e levar o bruno e tiraria o luisão pra colocar o miranda , mais o seu time tbm ta muito bom , gostei de ver desse blog!!

8 de maio de 2010 às 14:05