sábado, 15 de maio de 2010

Não espere jogo fácil


Por Pedro Daniel M. Campos

Uma por uma, seleções adversárias do Brasil na primeira fase da copa são analisadas



Chegando o início da copa, falaremos do Grupo G; grupo do Brasil cuja facilidade não é das melhores. A seleção canarinha enfrentará a Coreia do Norte, Costa do Marfim e, finalmente, Portugal. Mas o que essas seleções podem trazer de perigo para a verde e amarela? Veja abaixo.

Coreia do Norte: Vem para a sua segunda copa (a primeira foi em 1966) com um time que, já foi revelado pelo técnico, jogará na retranca. Se analisarmos todo o trajeto que levou a Coreia do norte á competição, veremos que metade dos jogos terminaram num empate sem gols. Apesar de desconhecida, ao menos nas eliminatórias essa campanha deu certo, tendo tomado apenas 7 gols durante toda a trajetória. Coreia do Norte deve vir para arrancar um empate com todos os adversários fortíssimos do grupo. Se conseguir uns ou outros, pode ser totalmente decisiva na história da primeira fase. Para alem disso tudo, a nação conta da pressão do ditador Kim Jong-il por bons resultados.
Sua seleção é ao todo desconhecida do futebol do ocidente. Com apenas três jogadores que jogam fora do país: Jong Tae-Se, conhecido como "Rooney coreano" do Kawazaki Frontale(JAP), o veterano An Yong Hak do Omiya Ardija(JAP) e o atacante Hong Yong-Jo do Rostov(RUS).
Não espere jogo fácil.

Costa do Marfim:
Talvez a seleção mais forte da Africa hoje. Jogando a sua segunda copa do mundo, tendo sido a primeira em 2006, e classificando-se de maneira invicta nas eliminatórias, os "elefantes" não tiveram problemas para chegar a copa. Tendo como grande força o ataque, a seleção marfinense conta com um grande artilheiro, Didier Drogba que marcou 6 gols em 5 partidas das eliminatórias e ajudou a seleção a terminar com uma média de 2,4 gols por partida. Seu técnico, Sven-Goran Eriksson é um excelente profissional do ramo que treinou a Inglaterra nas últimas duas copas, tendo sido eliminado por Brasil e Portugal, respectivamente; rivais de grupo. Eriksson então deverá vir com o intuito de passar por essas seleções na primeira fase de maneira a se vingar.
Apesar de Africano, mais de metade dos convocados jogam nas grandes ligas da Europa e estão acostumados a enfrentar todo tipo de adversário. Para além do ataque fortíssimo, Costa do Marfim é uma seleção muito rápida que trás muito perigo. Apesar de aqui já citado, Drogba talvez não seja a maior das preocupações. Time equilibrado, conta com Eboué e Tourre no setor defensivo, possui um meio de campo consistente e experiente como o jogador Yaya Toure do Barcelona e Didier Zokora do Sevilla, sem falar no ataque que possui Kalou, Drogba, Dindane e outros.
Com toda a certeza, não espere um jogo fácil.

Portugal:
Apesar de ter tido dificuldades para se classificar, tendo feito isso apenas na repescagem, Portugal terminou as eliminatórias como a defesa menos vazada da Europa tendo sofrido apenas 5 gols durante a competição. Indo para a sua 4ª copa do mundo, tendo emplacado em 1966 o 3º, tendo caído na primeira fase de 2002 e terminando em 4º lugar em 2006, a seleção lusa conta com um time técnico e equilibrado para defender uma vaga nas oitavas de final. Tendo como destaque da impensa internacional meia Cristiano Ronaldo, melhor do mundo em 2008, a torcida espera que o jogador finalmente jogue aquilo que consegue, na seleção. Portugal possui 3 jogadores nascidos no Brasil dentro de sua seleção, o que leva o brasileiro a especular que eles podem não jogar aquilo que rende contra a verde e amarela. Besteira. Deco, por exemplo, na sua estréia com a camisa de Portugal num amistoso contra o Brasil, fez o gol da vitória que levou a seleção lusa a vencer por 2 a 1, desmentindo tudo isso dito.
Misturando experiência e bons jogadores jovens, portugal contra com uma equipe também equilibrada que tem no sector defensivo jogadores experientes como Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, enquanto que mais jovens como o jogador do Benfica, Fabio Coentrão e o defensor do Porto avaliado em 30 Milhões de Euros, Bruno Alves. O Meio de campo conta com a mesma regra, enquanto que a seleçãoconta com Tiago e Deco, Miguel Veloso do Sporting e Raul Meireles do Porto entram para a disputa. Mais á frente no meio de campo, 3 jogadores que devem disputatar dua posições: Simão, Nani e Cristiano Ronaldo; talvez o ponto mais forte da seleção portuguesa. Com problemas de um grande atacante desde 2006, a seleção conta com o brasileiro experiente naturalizado Liedson, que vem sendo de grande ajuda para a seleção.
Assim como a Costa do Marfim, não há de se considerar um adversário fácil.

Com essas seleções e juntamente com a mais vitoriosa do mundo, o grupo G foi considerado por profissionais da area, um dos mais dificeis de 2010. Quem quer ser campeão não pode escolher adversário, portanto...
Não espere jogo fácil.

1 comentários:

Sergio Naylor disse...

Pedro Daniel, voce tem no seu nome o nome de 2 dos meus 4 filhos: Pedro e Daniel (segundo e terceiro rspectivamente). Agora vamos ao que interessa. Brasil vai passar por essa fase e se fortalecerá para as etapas seguintes. "Aquilo que nao me mata, só me fortalece" (Nietzsche). A dificuldade da primeira fase fortalecerá o espirito de equipe do Brasil: elemento fundamental para ganhar uma competicao como essa. Da-lhe Brasil!!!! Morte a Cristiano Ronaldo firuleiro!

21 de maio de 2010 às 01:36