quarta-feira, 19 de maio de 2010

Edital do Leitor: Vuvuzela neles!


Editado por Stephany Bizzo


Como prometido no Domingo, "O Corneta" está de volta com mais uma crítica. Dessa vez o alvo são baseadas nos jogadores convocados pelo Dunga.



"Vuvuzela neles!


Mesmo sob pressão negativa e críticas, Dunga vem conquistando tudo aquilo que disputa. Com o seu futebol retranqueiro e sem criatividade, vem parando todos os adversários que passam pelo seu caminho por meio de uma defesa sólida e contra-ataques fatais. Se eu fosse o Dunga não me preocuparia com toda essa pressão da imprensa e do povo não. O tão adorado Felipão era, há anos atrás, duramente criticado por não ter convocado o Romário à Copa. O resultado todo mundo viu: O Brasil campeão da Copa de 2002, e o Felipão? Acabou virando o Deus em nossa nação. O povo que tanto critica o Dunga fará o mesmo caso ele venha a vencer a Copa do Mundo com o seu futebol retranqueiro. Um ponto a se pensar é a convocação de certos jogadores, tais como Doni, Gilberto, Kleberson, Gilberto Silva, Josué, Júlio Batista, Elano e Grafite, que juntos formam a turminha do Dunga, com a exceção do Grafite que nem mesmo acreditava ir para a Copa. Analisando cada um dos jogadores podemos concluir a razão pelo qual foram convocados:


Doni: Brigou com seu clube para poder defender o Brasil durante a Copa América, competição na qual defendeu com muito esmero as redes brasileiras, com isso ganhou a confiança de nosso “querido” técnico, vindo a ser membro permanente de sua turminha.

Gilberto: Nem eu, nem você nem ninguém deve ter entendido de onde ele teve a ideia de convocar o Gilberto. Ele testou inúmeros nomes na lateral esquerda e não achou um que tenha conquistado sua confiança. Na duvida convocou alguém que já tivesse experiência na posição.


Kleberson: Só tem uma explicação, deve ser o amuleto da sorte do Dunga. Apesar de trazer a experiência de um penta campeão na bagagem, ainda não fez nada na seleção e , ultimamente, nem no Flamengo. Porem, se deu certo em 2002, deve ser o pé de coelho de Dunga.

Gilberto Silva: Muitos o criticam, mas ele é um dos maiores responsáveis pela boa defesa do Brasil. É o homem de contenção do meio de campo, atua recuado, quase como um terceiro zagueiro, ajuda a cobrir o buraco na zaga quando da a louca no Lucio e ele arranca com a bola até a área adversária.

Josué: Fico sem palavras para falar sobre ele, é um sujeito legal que não faz mal a ninguém...

Julio Batista: La Bestia, grande, forte, com um chute poderoso, o que lhe falta em habilidade sobra em raça, quando a seleção amarela é ele o responsável por pegar a bola, trombar com meio time e mostrar quem é que manda, salvou a seleção na Copa América e entrou com louvor na turminha de Dunga.

Elano: É polivalente, capaz de atuar em qualquer posição no meio de campo brasileiro, é o coringa do Dunga, apesar disso não tenho muito a dizer sobre ele, afinal o cara é sempre banco e nunca parei pra assistir o campeonato Turco...

Adriano Grafite: Caiu do céu. O cara jogou 27 minutos pela seleção brasileira, ano passado fez um belíssimo campeonato Alemão, fez o gol que foi considerado um dos gols mais bonito da história do seu clube, mas esse ano está como seu time, mediano, alternando bons momentos com incríveis gols perdidos.

Uma coisa garanto: Se estão aí eles tem alguma função na mente doentia do Dunga, pois cada jogador tem uma exata função na seleção. Vendo de outro lado, qual foi a última vez que o futebol arte venceu a Copa? Em 2006 tínhamos o poderoso quadrado mágico, uma seleção super ofensiva, aclamada pelo povo, e sofreu para passar da primeira fase, tendo grandes dificuldades para passar da poderosa Austrália. Na final a Itália, com seu futebol retranqueiro, levantou a taça passando por cima da França do exímio cabeceador de Zidane.
Em 2002 o Brasil foi campeão com jogadores como Roque Júnior que nem eu tenho coragem de defender, Edmílson com seu gol de bicicleta, Gilberto Silva que garantiu a força defensiva do meio de campo, e Kleberson, apontado pelo próprio Felipão como o grande responsável pela conquista da Copa.
Convenhamos que 1998 e 1994 não eram nem de perto grandes seleções e contavam com alguns talentos, mas 1986 e 1982 foram. Tinham um futebol lindo de se ver, lindos passes, grandes jogadas e grandes craques, que caíram perante a França de Platini e do sempre sólido futebol italiano... Pelo visto faz 40 anos que o grande futebol arte não vence uma Copa e, convenhamos que Neymar e Ronaldinho não são nenhum Pelé ou Garrincha. Por isso eu digo, viva ao futebol moderno. Viva a retranca e ao gol chorado aos 49 minutos do segundo tempo em um contra ataque. Há anos o futebol moderno vem vencendo o futebol arte. Porque será que, 40 anos depois da última vitória do futebol arte, ele iria voltar para vencer uma Copa? É Dunga, mesmo com seus 7 volantes, tem alguém que acredita em você, e fica dito, esses mesmos que hoje criticam suas escolhas, amanhã caso o Brasil vença a copa, irão dizer como Dunga armou um esquema defensivo e com seus contra ataques venceu a Copa do Mundo contra as poderosas Espanha, Inglaterra, Holanda e Argentina...
Eu corneto a mídia, eu corneto o povo, eu corneto todo mundo mesmo! Vuvuzela Neles!"

3 comentários:

Sergio Naylor disse...

Gostei do artigo. A logica faz sentido. entretanto o futebol é ilógico muitas vezes. Por falar niso é o único esporte no mundo em que o pior time pode vencer o melhor em uma partida. Por isso ele é o esporte mais popular do mundo, a excecao de USA que sempre tem a lógica do melhor/mais forte/etc sempre vencer.
De qq maneira Stephany, rezo para que a sua lógica esteja correta.

21 de maio de 2010 às 01:21
Unknown disse...

Caro sérgio.
Só pra corrigir algo no se comentário: A Stephany apenas publicou o artigo. o texto, na verdade, é de um leitor nosso que não quis se identificar e se alcunhou de "O Corneta".
Espero ter exclarecido. =)

21 de maio de 2010 às 08:20
Stephany F. Bizzo disse...

Exatamente Pedro. Eu apenas editei esse texto, não possuo relação direta nenhuma com as opiniões expressas nele. Alguns eu mesma escrevo mas não é o caso deste. Mas espero também que "O corneta" esteja certo nas suas perspectivas. =)

22 de maio de 2010 às 22:54