Edital do Leitor: Os Favoritos?
Editado por Pedro Daniel M. Campos
Mais uma edição do quadro onde vocês, leitores, são os nossos autores. Dessa vez Pedro Boetger Naylor dá uma visão diferente sobre os favoritos da copa.
"Os Favoritos?
Dizer que 8 seleções são favoritas, na verdade, é generalizar a questão. Deve-se perceber alguns detalhes que podem atrapalhar o desempenho dos concorrentes ao Caneco.
A começar pela França, que é uma das incógnitas do Mundial. Trocaram o futebol "arte" pelo mais objetivo, escalando um trio de zaga e outro de atacantes. Depois da saída de "Zizou", a seleção deixou a desejar. Perdeu jogos inacreditáveis, como a goleada sofrida por 4x1 da Finlândia e a derrota de 3x0 pro Azerbaijão. Raymond Domenech quase decepcionou o país, sufocado pela Irlanda, só se classificando por falha da arbitragem.
O fato é que a história da seleção é dividida em antes e depois de Zidane, o cérebro francês em 98. Passa da 1ª fase e da 2ª fácil, não por próprio mérito, já que as possíveis seleções com que jogará são muito fracas. Ficar entre os 8 melhores deve ser difícil, um limitadíssimo Henry não deve dar conta do recado.
A Argentina, por sua vez, é uma seleção complicada de se enfrentar, muito mais pelo peso da camisa, porque é praticamente dependente de um falível Messi, que não consegue se entender com "Dieguito". Dieguito, aliás, que quase submeteu os “hermanos” ao vexame de não ir à Copa.
Verdade seja dita, a seleção é boa, mas é um coadjuvante entre os favoritos. Seu eventual desempenho na 1ª fase não é motivo de orgulho, já que está em uma chave mais do que fácil.
A Alemanha pode ser uma das favoritas, mas Joachim Löw se complicou, porque Ballack está fora. Na verdade, só está lá como candidata porque já levou três. Fora a tradição, os lourinhos apresentaram dificuldade, principalmente pelo racha que há na equipe.
A frase já dita pelo ex-atacante inglês Liseker é desacreditada: "O futebol é um jogo simples em que 22 jogadores correm atrás da bola, o juiz comete uma 'porrada' de erros e, no final, a Alemanha vence”.Palpitanto, não chega nem às Semi-Finais. Decepcionante, pra quem já foi tido como "imbatível".
Para falar de Portugal, vou ser até mais direto: "Gente, o que é isso?". A seleção portuguesa apresenta um futebol bonito, mas é quase absurdo colocá-la entre os favoritos. Verdade que 2006 foi surpreendente, mas o desempenho caiu, alguns jogadores envelheceram e se limitaram fisicamente.
Poderia ter até um final feliz, mas os colonizadores vão jogar provavelmente com a Espanha nas oitavas, ponto final.
Tudo bem que a Itália é envelhecida, mas a camisa pesa demais. Eles jogam feio, mas são eficientes. E, quanto menos se espera deles, mais eles surpreendem. Em 2010, os italianos estão colocando à prova todas essas máximas. O time que vai à África do Sul é, em tese, mais fraco que os anteriores. Não entraria entre os favoritos, não fosse o histórico impressionante.
O desempenho dos craques, como Zambrotta e Pirlo, está em queda, mas se dizem que experiência é meio caminho andado, e bota experiência nisso, a Itália pode levar o 5º.
Com isso, os favoritos que sobram são: Espanha, Inglaterra, Holanda e Brasil. Os três primeiros citados o povo torce pra levar, voltando sempre ao mesmo assunto: "Até o Uruguai já levou 2!" A expectativa é que a Espanha seja a campeã. O mais provável é isso, e seria o mais justo também."
Chegamos ao fim de mais um edital. Mande seus textos e sugestões para o e-mail referido na barra lateral com identificação (seja ficitícia ou não), um título e, claro, um novo ponto de vista para nós.
Um bom dia a todos.
4 comentários:
Meu irmão! Meu irmão!
30 de maio de 2010 às 11:08Irmão coruja falando:
Tá foda o texto, rapaz, já escreve muito bem, me impressionou, mas eu já te disse isso um milhão de vezes. Encheu-me de orgulho Pedrão!
Será um jornalista esportivo de mão cheia, qualquer dia desses( quando se formar procure por Guilherme Marçal, Stephany Bizzo ou Pedro Daniel Campos numa redação bem perto de você xD).
é..é a familia Naylor aos poucos se apoderando do blog. xD
30 de maio de 2010 às 11:14Muito bom texto, Pedrão. Valeu pela contribuição!
Pedrao, o trxto está espetacular. Já posso dizer que voce é um jornalista de mao cheia. Texto rápido, com opiniao, frases curtas, estrutura e encadeamento perfeitos. Sua vó estaria encantada com isso. Eu estou babando de orgulho. 13 anos e tanto talento. Independente te quem ganhe esse mundial, o campeao já é voce!!!!
30 de maio de 2010 às 11:58Mlk, essa família é genial! Teu irmão seria editor do blog brincando! Fiquei bobo de ler um texto tão abalizado para alguém de 13 anos! Pedro Naylor tem futuro! E tenho dito!
30 de maio de 2010 às 23:20Postar um comentário