sábado, 22 de maio de 2010

os 6 Gladiadores de Maradona



Por Pedro Daniel M. Campos

Maradona efetiva os 23 jogadores da copa e leva 6 atacantes para a competição



Considerado por muitos um gênio e por outros uma figura pública de imagem denegrida, Diego Armando Maradona convocou, nesta quarta-feira, a lista dos 23 jogadores que irão para a Africa do Sul. Tendo já na primeira lista (que incluía 30 jogadores) excluído nomes já certos pela imprensa como Cambiasso e Zanetti que foram campeões da Liga dos Campeões da Europa esse sábado pela Inter de Milão, Maradona voltou a surpreender.
A lista de 30 jogadores contava com 7 nomes de ataque: Lionel Messi, Diego Milito, Gonzalo Higuain, Carlos Tevez, Sergio Aguero, Martin Palermo e Ezequiel Lavezzi. Contrapondo a maioria das seleções que, no maximo, levarão 5 atacantes para a copa, Maradona excluiu apenas o jogador da Napoli(ITA), Lavezzi.
Diante de tanta coragem ou de loucura, como outros chamam, paramos para analisar um por um dos convocados ao ataque da Argentina:

Lionel Messi: É o atual melhor do mundo e não havia como não ser convocado. Terminou a temporada com 34 gols pelo Barcelona.
Diego Milito: Jogador da Inter de Milão, time que disputou a final da Liga dos Campeões nesse sábado e foi o destaque do seu time, marcando 2 gols. Teve um desempenho vital para o time e fez 24 gols na temporada.
Gonzalo Higuain: Jovem atacante titular do Real Madrid. Fez 27 gols e foi um dos principais destaques do time no campeonato espanhol.
Carlos Tevez: Jogador do Manchester City. Apesar da não tão boa fase do seu time no campeonato inglês, marcou 22 gols.
Martin Palermo: Veterano do Boca Juniors. Marcou 16 gols pelo time da "bombonera". É um jogador cujo posicionamento e o chute certeiro já salvou a Argentina em outros horas. Para além de tudo, se tornou recentemente o maior artilheiro da história do time mais popular da Argentina.
Sergio Aguero: Jogador do Atl. Madrid(ESP) e genro de Maradona. Foi ofuscado pela estrela de Diego Forlan e portanto fez apenas 12 gols. Apesar de ter marcado pouco foi crucial na campanha que levou seu time a ser campeão da Liga Europa. Considerado uma das futuras promessas da Argentina.
Se a matemática não me falha, é um ataque de 135 gols.

Tendo apresentado tais fatos, pergunto-me se Maradona é um louco ou se apenas seria possível tirar qualquer um desses jogadores. O quanto a imprensa iria reclamar caso alguém tivesse um péssimo desempenho? Indo um pouco mais a fundo, poderia relacionar com o fato de que Messi não rende tanto na seleção como no Barcelona e que, portanto, Maradona tem que ter peças de reposição no seu elenco.
Enquanto que se reflete se o poderoso ataque argentino dará certo na copa do mundo, chamo a atenção para os outros setores do campo: Os "Hermanos" possuem uma defesa abaixo da média da copa, um meio de campo razoável que conta com alguns jogadores que não jogam em times de destaque e também não mostraram muita coisa nas eliminatórias, e um ataque fortíssimo. Apesar de tudo é uma das grandes favoritas junto com Espanha e Brasil. Resta saber se realmente essa missão legionária vai dar certo ou se nossos amigos argentinos realmente virarão comida de leão.

1 comentários:

Sergio Naylor disse...

A foto está excelente. Naturalmente nao se ve mais pelo no nariz. O Messi nao vai jogar absolutamente nada na copa. Eu aposto o que quiserem. Quem se encoraja?

23 de maio de 2010 às 13:21