domingo, 9 de maio de 2010

Os favoritos


Por Guilherme Marçal

Vamos, agora, apresentar aquelas seleções que têm a maior chance de levantar o caneco no Mundial 2010



Espanha: todos dizem ser o time com o melhor futebol do mundo no momento. Eu concordo. Agora, dizer que a Espanha vai ganhar fácil é outra coisa muito diferente. A velha história da tradição parece um clichê, mas é real. A camisa, na hora da decisão, pesa. Falta experiência ao talentoso time espanhol. Podemos até considerar uma conquista como a Eurocopa, um bom parâmetro para mostrar que a seleção tenta quebrar esse paradigma de que não ganha nada. Vimos, porém, que, em outra importante competição (Copa das Confederações), caiu diante dos Estados Unidos. Que isso sirva de lição para não chegar na Copa com excesso de confiança. Tecnicamente, tem um time incrível. Falta “apenas” ganhar uma Copa.

França: o time é muito bom. Perdeu o seu maestro “Zizou”, capitão de 2006, mas o grupo é forte e pode chegar. Tem jogadores experientes, como Henry, que sabem o caminho do título, como infelizmente vimos em 1998. Vale apostar na habilidade de Ribery, Benzema e Anelka. Cravaria, no mínimo, quartas-de-final para os franceses.

Argentina: veio à Copa no sufoco, quase indo para a repescagem. Ainda assim, tem um grupo de dar inveja. A técnica, a raça e a experiência dos argentinos contam muito no Mundial. Os valores individuais também chamam a atenção. Além de tudo, claro, o melhor jogador do mundo está entre eles, um tal de Lionel Messi. Se resolver jogar como no Barcelona, leva a taça para casa sozinho. É uma seleção que vai dar trabalho em 2010.

Inglaterra: nos últimos Mundiais vem decepcionando. O time é muito bom, mas não arriscaria que vai chegar muito longe. O talento de Rooney, Lampard e Gerrard é a maior esperança para os ingleses levarem o bicampeonato.

Alemanha: por natureza, um time de chegada. Com muita disposição, jogadas aéreas eficientes e chutadores de longa distância, sempre consegue ficar entre os melhores. A seleção tem qualidade e alguns bons valores individuais, como Schweinsteiger, Ballack, Podolski e Klose. Não me surpreenderia se chegasse às semifinais.

Holanda: As características parecem com as da Alemanha, exceto na parte do “time de chegada”. Nunca venceu a competição e possui apenas 2 vice-campeonatos. É um time de muita técnica, cujos principais jogadores são Robben e Sneijder. Gosto de ver jogar, o estilo de jogo ofensivo é bastante bonito e eficiente. Gostaria muito que chegassem longe na Copa.

Itália: fatalmente vai chegar longe. Com 4 títulos, espera empatar com o Brasil em número de conquistas. Houve pouca renovação dos veteranos do time, mas ainda tem, como de costume, uma zaga consistente, um meio-de-campo de muita marcação e um ataque eficiente. Pirlo deve comandar o time, como ocorreu no Tetra em 2006.


Brasil: o maior campeão do mundo vem com um time bastante seguro para a Copa. Dunga encontrou uma base que tem dado certo nas Eliminatórias e nas conquistas da Copa das Confederações e da Copa América. O dono do time é Kaká, mas o time se destaca pelo jogo coletivo, pela defesa segura(a melhor do mundo, na minha opinião) e pela velocidade nos contra-ataques, com excelentes laterais. Trará o Hexa para nós.

Portugal: custou a se encontrar nas Eliminatórias, mas possui um time de qualidade. O ataque é liderado por um dos melhores do mundo na atualidade, Cristiano Ronaldo, e o meio-de-campo conta com Deco, seu principal maestro. Se passar da 1ª fase, acredito que pode chegar nas semifinais, pois vem embalado pelo inesperado 4º lugar na Copa passada.

10 comentários:

Luan disse...

Acho que quem pode surpreender nessa Copa também é o Uruguai e quem sabe, até o Chile, o primeiro, mesmo apresentando um futebol meio..."feio", eles sempre mostram garra e podem surpreender, ja o Chile, ficou em segundo nas eliminatorias, tem bons jogadores, apresentou um bom futebol e pode sim fazer uma otima Copa

9 de maio de 2010 às 16:21
Lucas Naylor disse...

Torcer pra Holanda, como sempre o/

9 de maio de 2010 às 16:37
B. P. Kaiser disse...

opinião: Itália, Portugal e França não vão muito longe. brasil leva, se não levar, Alemanha leva. espanha e holanda peidarão, como sempre

quem eu acho que pode surpreender é a Sérvia ou Chile. mas surpreender de ir melhor que o esperado, não de levar o caneco

9 de maio de 2010 às 23:20
Unknown disse...

Também acho seriamente que Portugal não vai muito longe.
Espanha idem.
Alias, para mim, um tira o outro nas oitavas de final.

Não subestimo França ou Itália. Fiz isso copa passada e vê o que deu?

10 de maio de 2010 às 14:13
Sergio Naylor disse...

O banco de investimento UBS usa modelos econometricos para definir valor futuro de acoes e fundos de investimentos. Sao analistas profissionais deste ramo. Os modelos de previsao usam muitas variaveis e podem ser aplicados a outros campos. Para a minha surpresa eles sempre fazem previsoes para o campeao mundial a cada 4 anos e dificilmente erram. Ouvi dizer que nunca erram. Sabe qual é a boa noticia? Segundo eles o Brasil será campeao. Tomara que os analistas financeiros estejam corretos.

Brazil is the most likely winner of the 2010 World Cup in South Africa, according to UBS Wealth Management Research. The forecast is based on in-depth quantitative analysis that places great emphasis on a country’s previous performance at World Cup soccer tournaments. The model’s creator, UBS Chief Economist Andreas Höfert, not only correctly picked Italy as world champions four years ago, he also predicted six of the eight quarter-finalists.

Read more: http://network.nationalpost.com/NP/blogs/tradingdesk/archive/2010/04/26/brazil-pegged-to-win-world-cup-africa-in-focus.aspx#ixzz0naAgysZY

10 de maio de 2010 às 23:04
Sergio Naylor disse...

Marçal, o problema é que se o Brasil ganha esse mundial a pressao será enorme para que ganhe em casa o bicampeonato. Seria possivel? Repeteco de 58 e 62? ... agora sem Pelé?!

10 de maio de 2010 às 23:10
Anônimo disse...

sou realista mais o brasil num vai ganhar essa copa naum a espanha e melhor mais quem sabe acontece um milagre kkkkkkk by:lucas furtadoo

11 de maio de 2010 às 10:42
Unknown disse...

a taça fica entre Argentina, Brasil, Alemanha e Italia, como ja aconteceu 14 vezes em 18 copas. França, Espanha, Inglaterra e Holanda tem bons times, copa do mundo é tradição e juntando essas 4 só se tem 2 titulos mundiais, sendo os dois conquistados em casa.

11 de maio de 2010 às 21:53
Yuri Ronaldo disse...

A Espanha sem dúvida é a seleção mais habilidosa atualmenté,porém é um time q geralmente fracassa em grandes decisões,por isso digo q se o Brasil enfrentar a Espanha nas oitas é eliminado,todavia se o encontro acontecer na final daria Brasil.Argentina junto com Holanda e Inglaterra tbm tem chances de ganhar.Portugal acho dificil.Agora é só torcer!!

24 de maio de 2010 às 22:21
Anônimo disse...

Argentina,num fode _|_

29 de maio de 2010 às 11:41