terça-feira, 11 de maio de 2010

A Seleção de Dunga. Só dele também...


Por Pedro Daniel M. Campos

Dunga confirma esperado e foge às sugestões da imprensa




Esta Terça-Feira, exatamente às 13 horas da tarde, saiu a esperada lista dos jogadores convocados para a copa do mundo. Durante mais de dois meses a população e a imprensa intervieram com campanhas, videos no youtube, televisão e as mídias em geral. O povo queria Paulo Henrique Ganso e Neymar; dois dos "garotos da vila", junto com Ronaldinho Gaúcho na copa. Contrapondo tudo e todos como era de se esperar, Dunga deixou os três de fora.
De fato, os 23 jogadores convocados por Dunga não seguem sequer um padrão lógico em sua convocação. Enquanto temos jogadores que são craques do time onde jogam (Como alguns que ficaram de fora), podemos ver outros que nem no banco de reserva dos seus times ficam hoje em dia e outros que sofrem constantes lesões. Dando "nome aos bois", seguimos abaixo com a convocação dos 23 jogadores e os 7 na lista de espera. Dentre esses alguns serão comentados abaixo.
Convocados para a copa de 2010.

Goleiros:
Júlio César, Doni e Gomes
Laterais:
Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto
Zagueiros:
Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Volantes:
Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kleberson
Meias:
Kaká, Elano, Júlio Baptista e Ramires
Atacantes:
Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite
*"Lista de espera":
Alex, Paulo Henrique Ganso, Sandro, Carlos Eduardo, Diego Tardelli, Marcelo e Ronaldinho Gaúcho.

*A Lista de espera funciona da seguinte forma: Até o dia 1 de Junho certas trocas são possíveis. Se o caso de alguma lesão grave entre os 23 convocados, o jogador pode ser trocado até antes de 24h do primeiro jogo.

Agora, vamos analisar algumas incoerências:

Doni: Goleiro reserva da Roma(ITA), perdeu sua vaga pra Júlio Sérgio, brasileiro também. Se fosse questão de lógica, convenhamos, não era Doni que estaria na lista. Victor, que vinha sendo chamado como terceiro goleiro, não foi nem relacionado na lista de espera.
Gilberto: Lateral reserva da seleção em 2006 fez um início de temporada bom nos AMISTOSOS de Dunga. Transferiu-se do futebol alemão para o Cruzeiro e jogou apenas 16 jogos. Não vem sendo titular não seu time ao contrário de Marcelo, que junto com outras grandes figuras dessa copa, vêm empurrando o Real Madrid.
Kleberson: Titular da Copa de 2002, lembrando que isso foi há 8 anos atrás, Kleberson volta a aparecer na lista. Reserva do flamengo em seus principais jogos (Inclusive nas oitavas-de-final da Libertadores), o meia não vem jogando bem desde o meio do brasileiro do ano passado.
Gilberto Silva: Veterano da seleção. Entendo o fato de Dunga querer mesclar as idades de seu time, só não aceito. Gilberto Silva joga um jogo feio e lento; Ótimo para o esquema de Dunga, se pensarmos.
Josué: Por mais que não jogue bem tanto no seu time, Wolfsburg(GER), quanto na seleção desde a copa América (de 2007, vale a pena lembrar), Josué continua sendo chamado como nada mais nada menos que uma pirraça de Dunga. Se por um acaso alguma vez Dunga cogitasse ter testado sua posição com outro jogador, talvez pudéssemos ver Hernanes vestindo a camisa da seleção; uma aposta minha.
Júlio Baptista: Jogando em posição diferente da qual joga na seleção, Júlio Baptista fez 3 gols em 23 jogos sendo apenas 4 de titular. Seu desempenho na seleção não foi algo de excepcional, para alem disso.
Elano: Reserva do Galatasaray(TUR), Elano participou apenas de 19 dos 31 jogos da temporada por seu time. Apesar de tudo isso, Elano realmente mostrou durante bom tempo regularidade na seleção. É exceção dessa lista pois realmente merece seu lugar.
Grafite: Ainda que sem sugestão melhor para aquele que iria substituir o Adriano e sabendo das constantes lesões dos possíveis substitutos, procuro ver essa convocação com bons olhos considerando a temporada passada que fez no Campeonato Alemão pelo Wolfsburg(GER) e não pelas poucas chances que teve na seleção.

Pois bem. Resumindo tudo dito, não tem um padrão no porquê da convocação ter sido como foi. Misturamos reservas que tiram a vaga de jogadores que estão fazendo o absurdo por seus clubes, com craques da bola. Escalamos jogadores que jogaram bem apenas no último solstício lunar quando deixamos de fora muitos que vêm fazendo isso atualmente. É, mo mínimo, absurdo.
Fechando por aqui, só me resta dizer: Boa sorte, Brasil!

1 comentários:

B. P. Kaiser disse...

O Doni, cara
O Kléberson, cara
por que meu deus

13 de maio de 2010 às 23:27