segunda-feira, 12 de julho de 2010

5 titulos e só um 3º lugar em jogo

Por Pedro Daniel M. Campos

Uruguai luta mas perde terceiro lugar inédito para a Alemanha

Uruguai e Alemanha foram considerados por muitos (inclusive por mim) aquelas seleções que mereciam travar uma final. Se o Uruguai impressionava pela sua vontade e determinação, a Alemanha jogava ofensivamente, garantindo vários jogos emocionantes repletos de jogadas bonitas. Pois bem; apesar de toda o favoritismo, as duas campeãs mundiais apenas disputaram o terceiro lugar.
Se a premiação não era a pretensão de ambos, o jogo mostrou exatamente o contrário. Forlán cobrou uma falta que passou perto do ângulo de Butt. A Alemanha então respondeu com o zagueirão Friedrich carimbando o travessão numa cabeçada após escanteio.
Pois bem, vale a pena lembrar que a Alemanha havia sido 3º lugar em 2006, ao vencer Portugal por 3 a 1. O destaque dessa partida tinha sido Schweinsteiger, autor de 2 gols de fora da área. A história parecia voltar a se repetir quando, quase de meio de campo, o camisa 7 da Alemanha chutou de fora em direção ao gol. Muslera porem defendeu parcialmente mas deixou a bola viva na área para Muller abrir o placar.
Apesar do gol, o jogo continuou disputado de maneira indêntica. Forlán teve mais duas chances; uma dentro da área e outra em cobrança de falta e a Alemanha continuava usando do seu trio ofensivo. Vale a pena lembrar que a Alemanha sempre que abriu o placar venceu o jogo. O Uruguai viria a dar um susto ainda no primeiro tempo empatando a partida. Após roubada de bola limpa de Perez em Schweinsteiger, o médio tocou para Suarez no contra-ataque e este tocou para Cavani na esquerda invadir a área e chutar para empatar.
Então o jogo ficou lento e disputado. No fim do primeiro tempo Suarez recebeu, invadiu a área e chutou muito mal cruzado numa das grandes chances que teve a celeste. Forlán ainda tentou o gol olímpico mas a bola passou por cima; o craque uruguaio estava inspirado na partida.
A chuva caia forte e irregular no estádio Nelson Mandela Bay e começou a prevalecer o erro de passe de bola. No ultimo lance do primeiro tempo Schweinsteiger cruzou a bola na área, o zagueiro Freidrich ficou livre para chutar mas escorregou na hora de finalizar.
Fim do primeiro tempo.

A seleção sul americana começou melhor no segundo tempo. Cavani foi lançado, o goleiro Butt defendeu mas espalmou nos pés do atacante que tocou para Suárez chutar para o gol vazio. Como um raio o goleiro alemão se levantou para impedir a virada uruguaia. Só por esse momento, já que, no lance seguinte, Após roubada de bola Arévalo vai até a linha de fundo e toca para o meio onde Forlán bate de primeira com um meio voleio. A bola bate no chão e entra. Um golaço do atacante. 
Era inédito para a Alemanha nessa copa; levar uma virada. O esforço parecia estar vencendo o jogo bonito. Parecia...
Aos 11 minutos Boateng cruzou na área, o goleiro Muslera saiu mal e Jansen cabeceou para dentro do gol. Um empate e mais um jogo emocionante para as duas equipes. 
A partida entrada então num momento estratégicamente muito bom. Marcação eficiente de ambos os times impediram reais chances de gol. Aos 22 Suarez tentou um chutaço de fora e o goleiro Butt teve que voar para defender. Bela chance de gol do Uruguai!
Alguns minutos depois foi a vez da Alemanha fazer o goleiro Uruguai trabalhar. Após chute de Kiessling o goleiro Muslera teve que espalmar e então foi marcado o impedimento de Friedrich. No lance seguinte Boateng cruzou dentro da área e Kiessling perdeu o tempo da bola, perdendo assim uma chance de fazer o gol da vitória. A Alemanha não teria tanto tempo para lamentar porque, no lance seguinte, após escanteio cobrado por Schweinsteiger a bola rebateu em vários alemães e uruguaios e sobrou para Khedira cabecear e fazer o terceiro gol germânico da partida.
Então, já no fim do segundo tempo e com vantagem no placar, a Alemanha teve as melhores chances. Boateng chutou de fora da área no conto do gol e o goleiro Muslera pegou. No lance sequencial Kiessling recebeu cruzamento dentro da área mas isolou a bola por cima do gol. O lance perdido pelo camisa 9 da Alemanha poderia ter sido muito mais questionada se, no ultimo lance da partida o atacante Diego Forlán acertasse o gol ao invés bater no travessão após chute potente em cobrança de falta.
O árbitro apitou o final de jogo e a Alemanha se tornou 3º lugar pela segunda vez consecutiva. O Uruguai porem pode ir pra casa com a sensação de missão cumprida. A celeste repete a mesma campanha que teve em 1970.



Destaque:

Diego Forlán













O camisa 10 do Uruguai fez um golaço, participou de varias jogadas de ataque e se firmou como um dos artilheiros da copa.

Escalações:

Uruguai: Muslera; Cáceres, Lugano, Godín e Fucile; Arévalo Ríos, Pérez (Gargano) e Maxí Pereira; Cavani (Abreu), Suárez e Forlán
Técnico: Oscar Tabárez
Alemanha: Butt; Aogo, Mertesacker, Friedrich, Jerome Boateng e Jansen (Kroos); Khedira, Schweinsteiger, Muller e Ozil (Tasci); Cacau (Kiessling)
Técnico: Joachim Low

0 comentários: