A ver navios...
Por Pedro Daniel M. Campos
Em clássico Ibérico, Espanha vence Portugal e se classifica para as Quartas de Final
Para infelicidade deste que aqui vos fala, a Espanha venceu Portugal por 1 a 0 pelo último jogo das oitavas de final, esta terça. Com a vitória, "la Furia" vai enfrentar o Paraguai nas quartas.
Apesar de ter vencido, nenhuma das seleções jogou aquilo que pode ser considerado um bom futebol. Foi a Espanha que começou atacando. Já na primeira jogada Torres recebeu a bola na linha de fundo, limpou o marcador e chutou de fora da área, obrigando Eduardo a fazer uma boa defesa. 2 minutos depois, foi a vez de Villa fazer o mesmo que o seu companheiro de ataque e, mais uma vez, o goleiro português teve que fazer boa defesa. Villa e Torres alternaram várias chances de gol até aos 19 minutos, quando portugal chegou pela primeira vez com perigo. Meireles tocou para Tiago que chutou de fora, o goleiro Casillas espalmou para o alto e, na sobra, Hugo Almeida tentou cabecear para dentro do gol. O gleiroo espanhol então mostrou que não era mero espectador naquela partida, como vinha sendo até essa chance. Aos 27 Cristiano Ronaldo cobrou uma falta e Casillas não conseguiu segurar mas a defesa espanhola protegeu.
Resumidamente, este foi o primeiro tempo.
Aos 6 minutos, a primeira chance de Portugal nesse segundo tempo. Em contra ataque, Hugo Almeida partiu pela esquerda, tentou cruzar para Cristiano Ronaldo no meio mas a bola resvalou em Capdevilla e passou pertissimo da trave espanhola.
Aos 14, Sergio Ramos cruzou dentro da area e Llorente, que havia entrado no lugar de Fernando Torres, tentou um peixinho brilhantemente defendido por Eduardo. A Espanha cresceu com a entrada de Llorente e as 15m Villa chutou de fora e a bola passou perto do gol. no minuto seguinte, após troca de passes de vários jogadores espanhóis, Llorente tocou pra Villa que havia invadido na esquerda e este chutou. o goleiro ainda aliviou o primeiro chute mas, no rebote, Villa abriu o placar para a Espanha. 4º gol dele, igualando-se a Higuain e a Vittek (já eliminado da copa) na artilharia. Só para constar, Villa estava impedido, mas o lance não entre para os erros de arbitragem das oitavas de final; um impedimento difícil de ver ao olho humano.
Se Portugal já tinha perdido o domínio do jogo antes do gol, agora só a Espanha atacava. Sergio Ramos aos 24 invadiu pela direita e, sem marcação, chutou cruzado para Eduardo ter que espalmar. Aos 31, villa recebeu de fora e deu um chutaço para (adivinhem?) Eduardo ter que espalmar mais uma vez.
No fim do jogo, Ricardo Costa, jogando improvisado pela lateral direita, recebeu o cartão vermelho após entrada violenta. Já não havia mais esperança para Portugal.
1 a 0, péssima atuação e eliminação lusa. A Espanha por sua vez, volta as quartas de final depois de 2002, onde perdeu para a anfitriã Coreia do Sul.
Destaque:
Eduardo
Como já devem ter reparado, o goleiro português foi o destaque do jogo, caso contrário teríamos um placar bem mais elástico a favor da Espanha.
Opinião do torcedor:
Portugal jogou mal e a Espanha também. A diferença é que Portugal jogou pior. Nesse ponto da matéria não me cabe discutir a seleção espanhola, então vamos ao que interessa:
Cristiano Ronaldo não apareceu no jogo e, quando apareceu, tentou dar um passe frustrado de letra (vale a pena lembrar que Portugal já estava perdendo). A escalação é algo a se questionar; porque Ricardo Costa improvisado se tanto Paulo Ferreira quando Miguel estavam disponíveis no banco? A resposta foi em campo: Portugal dava espaço pela direita e o defesa improvisado como lateral acabou expulso.
Mais uma vez elogio Fabio Coentrão pela excelente copa que fez. Realmente me surpreendeu e foi, sem dúvida, o jogador mais regular, seguido de Raul Meireles.
Se eu queria tentar o goleiro Eduardo, este foi o jogo. Belas defesas que não culminaram num vexame. Belo mundial feito pelo camisa 1 da seleção das Quinas.
De resto, não tenho mais nada a dizer. Minha última opinião do torcedor chegou mais cedo do que eu esperava. Boa sorte aos demais!
Escalações:
Espanha: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Marchena), Iniesta e Xavi; David Villa e Fernando Torres (Llorente)
Técnico: Vicente del Bosque
Portugal: Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Coentrão; Pepe (Pedro Mendes), Raul Meireles, Tiago, Danny (Hugo Almeida) e Simão Sabrosa (Liedson); Cristiano Ronaldo
Técnico: Carlos Queiroz
0 comentários:
Postar um comentário