quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prevalecendo o favoritismo


Por Pedro Daniel M. Campos

Holanda vence surpresa da copa e enfrentará o Brasil



A Holanda venceu a Eslováquia nessa segunda pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, a "laranja" se classificou para as quartas-de-final, feito não realizado desde 98 quando ficou em quarto lugar, na França. Já a Eslováquia, na sua primeira participação em copas, pode ir feliz para casa dizendo que eliminou a atual campeã do mundial.
A Eslováquia começou atacando até aos 5 minutos com chutes de Hamsik, de fora da área. A Holanda, no minuto seguinte, chegou perigosa com uma cabeçada de Van Persie que passou raspando no travessão. Aos 17, em jogada de contra ataque, Robben, que não havia jogado de titular na copa ainda devido a lesão e que tinha colocado uma bola no travessão frente a Camarões, recebeu, cortou 2 marcadores e chutou rasteiro no canto para abrir o placar. 1 a 0
A partir daí o primeiro tempo foi administrado pela Holanda, tendo chegado com perigo no gol apenas em duas chances com Van Persie: uma com um chute de fora aos 40 e aos 43 após cruzamento de Van Bommel pra dentro da área.


Aos 4 minutos do segundo tempo, quase que Robben faz o segundo dele. Em jogada idêntica á do primeiro gol, o meia bateu cruzado e a bola passou perto do travessão do gol eslovaco. Aos 13 van persie mais uma vez teve duas chances de ampliar. uma ao receber a bola após cruzamento e outra ao bater falta, quando, nas duas chances, o goleiro Mucha teve que espalmar a bola.Aos 21 a Eslovaquia montou uma boa jogada. Vitteck recebeu a bola, tocou para Stoch na esquerda,  meia invadiu a área, cortou um amrcador e chutou para o gol. O goleiro Stekelenburg teve que espalmar por cima do gol. 1 minuto depois a Eslováquia quis mostrar que o lance anterior não era um ultimo suspiro. Vitteck recebeu dentro da área e chutou para o goleiro da Holanda ter que espalmar mais uma vez.
Apesar da pressão, aos 38 minutos a Holanda viria desanimar de vez o jogo. Após cobrança rápida de falta, Kyut tirou o goleiro e rolou par ao meio da área onde Sneijder apareceu para fazer o segundo.
Aos 47, para frustração de muitos apostadores de bolão (dentre os quais alguns do nosso), Vitteck recebeu a bola dentro da área e se jogou. o árbitro marcou penalti para a Eslováquia. O próprio Vitteck cobrou para fazer o 4º e ultimo gol dele na copa do mundo. Fim de jogo e Holanda classificada.

Destaque:

 Wesley Sneijder












O Camisa 10 da Holanda fez um passe de 60 metros para Robben no primeiro gol, fez o segundo gol e ainda participou de várias jogadas perigosas da "laranja mecânica".


Escalações:
Holanda: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder (Huntelaar); Robin van Persie (Affelay), Robben (Elia) e Dirk Kuyt
Técnico: Bert Van Marwijk
Eslováquia: Mucha; Pekarik, Skrtel, Durica e Zabavnik (Jakubko); Vladimir Weiss, Kukca, Stoch e Erik Jendrisek (Kopunek) e Hamsik (Sapara); Vittek
Técnico: Vladimir Weiss

0 comentários: