segunda-feira, 12 de julho de 2010

A história por trás do craque da copa


Por Pedro Daniel M. Campos

Quem é Diego Forlán? Conheça mais uma pouco do vencedor da Bola de Ouro do mundial 2010


Diego Martín Forlán Carazo, filho do ex-jogador Pablo Forlán que inclusive jogou no São Paulo e no Cruzeiro na década de 70, nasceu em Montevideu e, por incrível que pareça, era um promissor jogador de tênis que, por conta de uma trajédia familiar com a sua irmã, resolveu então seguir os passos do seu pai e entrar pro futebol.
A carreira de Diego Forlán começou no time juniores do Peñarol e passou pelo Danúbio antes de chegar ao argentino Indiependiente. Em 1998 Forlán faria a sua primeira partida profissional pelo time argentino onde rapidamente se destacou e se tornou o principal centro-avante do seu time. Em 2002, após 80 partidas jogadas e 36 gols marcados, Forlán ganhou o interesse do Manchester United da Inglaterra. Os "Red Devils" desembolsaram quase 7 milhões de euros para contar com o atacante no seu elenco. Enquanto no Manchester, o atacante apenas foi campeão da Premier League (1ª divisão inglesa) em 2002/03, da Supercopa da Inglaterra no mesmo ano e da Taça da Inglaterra em 2003/2004. 
Não rendendo tão bem, o atacante fez 63 partidas, fazendo apenas 10 gols e assim foi vendido por quase nada para o Villareal da Espanha; 2,5 Milhões de Euros. Lá o atacante seria titular e voltaria a disputar a chamar a atenção de todos principalmente com as vitórias dos prémios Pichichi (artilheiro do campeonato espanhol) em 2004/05, e o Chuteira-de-Ouro no mesmo ano ao lado de Thierry Henry, na época jogador do Arsenal. Forlán também foi um dos principais destaques na maior campanha do Villareal na Liga dos Campeões da Europa, chegando ás semi-finais.
Em 2007 foi contratado para o Atletico de Madrid por uma impressionante quantia de 21 Milhões de Euros e com a tarefa de substituir e ídolo "Colchonero" que havia sendo vendido para o Liverpool, Fernando Torres. Forlán estreou marcando e, em pouco tempo já tinha o status de grande marcador do clube madrileño. Ao lado da promessa argentina Sergio Aguero, o atacante formou uma das melhores duplas da Europa que traz o interesse dos grandes clubes europeus até hoje.
Na temporada 2008/09 Forlán atingiu a incrível marca de 35 gols em 45 partidas jogadas e voltou a ganhar o prémio Pichichi e a Chuteira-de-Ouro e em 2009/2010 Forlán foi o principal destaque da conquista da Taça UEFA, onde inclusive marcou os dois gols da final frente ao Fulham.

Pela Seleção Uruguai Forlán estreou-se com gol no dia 27 de Março, em amistoso contra a Arábia Saudita. De lá pra cá foram 69 partidas e 30 gols marcados. Forlán, além do mundial de 2010 ainda participou do de 2002, onde participou da fraca campanha uruguaia e voltou pra casa ainda na primeira fase, tendo marcado apenas um gol.
Forlán tem 31 anos e muito provavelmente não estará na copa de 2014.

0 comentários: