terça-feira, 22 de junho de 2010

Coreia empata e se classifica

Por Guilherme Marçal

Asiáticos arrancam empate com a Nigéria e conquistam segunda vaga do Grupo B

A Coreia do Sul garantiu sua vaga nas oitavas-de-final, com o empate movimentado diante dos nigerianos. O resultado levou o time aos 4 pontos, um a mais que os gregos, que perderam hoje no jogo simultâneo com os argentinos. Agora, os coreanos pegarão o Uruguai no jogo que abre a segunda fase do Mundial.

A partida foi, desde o começo, em ritmo frenético. Com 10 minutos de jogo, os coreanos já haviam chegado a área adversária perigosamente. Um minuto depois, no entanto, os nigerianos saíram na frente. Odiah cruzou da direita para Uche, que se antecipou à zaga para marcar 1 a 0. Obasi fez boa tentativa de longe procurando o segundo gol. Uche, aos 35 minutos, mandaria um torpedo na trave, deixando os coreanos assutados. Nem tanto. Dois minutos depois, a Coreia do Sul mostrou não ter se abalado e empatou o jogo, com Lee Jung-So, após cruzamento na área de Ki Sung-Yueng. E assim terminaria o primeiro tempo: 1 a 1.

A segunda etapa teve tanta emoção, quanto gols perdidos. Com três minutos, os asiáticos já conseguiram a virada. Park Chu-Young bateu falta com categoria, no canto esquerdo de Enyeama. Finalmente, outro gol de falta na Copa 2010! E aos 8 minutos, por pouco, não temos mais um. O mesmo Chu-Young soltou a bomba de pé direito, mas dessa vez ela passou raspando a trave. O atacante do Monaco, ainda apareceria na área para completar cruzamento que terminou em boa defesa de Enyeama. Aos 20 minutos, o lance mais incrível do jogo: Yakubu recebeu passe com açúcar de Ayila e, livre, de dentro da pequena área, conseguiu mandar para fora. Pouco depois, a pressão nigeriana culminaria com o gol de empate. O zagueirão coreano Kim Nam-Il se enrolou todo e cometeu pênalti bobo. O mesmo Yakubu teve a coragem de assumir a responsabilidade da cobrança e bater firme, para deixar tudo igual novamente. Aos 30, a Coreia quase volta à frente do marcador, em bela jogada individual de Park Ji Sung. No lance seguinte, Chung-Young Lee desperdiçaria ótima chance. Mas o troféu dos lances inacreditáveis iria mesmo para a Nigéria. Martins recebeu lindo passe e, na saída do goleiro, tocou por cobertura para fora. O gol, caso se concretizasse, classificaria os africanos. Obinna, em dois chutes de longe, daria trabalho para os sul-coreanos, que souberam segurar o ímpeto nigeriano até o apito final. Dia 26 começa a outra fase para a boa seleção asiática.

Destaque:

Park Chu-Young

Marcou belo gol de falta e assutou o goleiro Enyeama em outras 2 jogadas.

Escalações:

Nigéria: Enyeama;  Odiah, Yobo (Echiejile), Shittu e Afolabi; Ayila e Etuhu; Obasi, Kanu (Martins) e Uche; Ayegbeni (Obinna).Técnico: Lars Lagerback.

Coreia do Sul: Jung Sung-Ryong; Cha Du-Ri, Lee Jung-So (Kim Nam Il), Cho Yong-Hyung e Lee Young-Pyo; Kim Jung-Woo e Ki Sung-Yueng (Kim Jae Sung); Lee Chung-Young e Park Ji-Sung; Park Chu-Young (Kim Dong Jin) e Yeom Ki-Hun. Técnico: Huh Jung-Moo.

0 comentários: