segunda-feira, 21 de junho de 2010

A sexta maior goleada da história das copas


Por Pedro Daniel M. Campos

Portugal faz a sua maior goleada da história e precisa de uma catástrofe pra não se classificar


O jogo que para muitos (inclusive este que aqui vos fala) tendia a ser difícil, acabou-se tornando a maior goleada portuguesa em copas do mundo. O técnico Carlos Queiroz efetuou algumas alterações no time, como a adesão do Meia Tiago, o lateral direito Miguel, o atacante Hugo Almeida e Simão, na ponta.
A seleção portuguesa começou até melhor e levou perigo já no início com um chute cruzado após invasão de Cristiano Ronaldo dentro da área e uma cabeceada de Ricardo Carvalho na trave. Aí então o jogo começou a mudar: Cha Yong, livre de marcação tentou um chute de fora e a bola passou  perto das traves de Eduardo. No minuto seguinte, Tae Se é lançado na área e chuta nas mãos do goleiro. Dois minutos depois, Hong Jong So chuta cruzado e Eduardo tem que fazer uma grande defesa.
Aos 29 minutos, finalmente alguém abre o placar. Após toques de bola entre Simão e Tiago, o volante joga a bola dentro da área passando por 3 marcadores, onde aparece Raul Meireles, livre, para completar. 1 a 0 Portugal; viria mais no decorrer do jogo.
Alguns minutos depois, Meireles ainda teve a chance de fazer mais um, mas chutou mal. A partir daí Portugal teve chances de ampliar; todas desperdiçadas.

Começado o segundo tempo, Tiago recebe de Cristiano Ronaldo e chutou de fora. A bola passou com perigo pelo gol coreano. 3 minutos depois, talvez a única chance da Coreia no jogo. Hong chuta da entrada da área e Eduardo defende com facilidade. 
Aos 8 minutos, Miguel cruzou, Meireles tabelou com Hugo Almeida e deixou o meia Simão livre para chutar cruzado e fazer o 2 a 0. Dois minutos depois, aos 10, Coentrão cruza pela esquerda e Hugo Almeida cabeceia pra fazer o terceiro. Se já era suficiente, aos 15 minutos Cristiano Ronaldo avançou sozinho, viu Tiago livre dentro da área e este marcou o quarto gol da seleção lusa.
Portugal então se apoderou de vez do jogo e invadia a área da Coreia a cada minuto passado. Diante de chances desperdiçadas e do desespero de Cristiano Ronaldo que já havia acertado uma bola na trave (como no jogo anterior) e nada de marcar, Portugal só veio a fazer o 5º aos 35, quando Liedson, que tinha acabado de entrar, chuta e faz o seu.
Aquilo que todos os portugueses esperavam, aconteceu aos 41. A bola dividida de Liedson com o goleiro é deixada para Cristiano Ronaldo que domina (ou não; realmente não sei) e chuta para fazer o seu. Era o fim do jejum pela seleção.
Aos 43 viria o ultimo gol para fechar a goleada. Tiago cabeceia dentro da área e fecha o placar.
Com isso, Portugal vai para a última partida contra o Brasil com uma grande vantagem em saldo de gols.

Destaque:

Tiago




O meia fez dois gols, participou de outros dois lances de gol e foi consistente no setor ofensivo de Portugal.

Opinião do Torcedor:

A goleada serviu para aumentar os ânimos. Foi um grande passo fazer o Cristiano Ronaldo voltar a marcar; ele mesmo parecia desmotivado por causa do revés. Porem, vale a pena lembrar que a Corea do Norte está muito abaixo do nível da copa do mundo. Quem quer chegar longe tem que ter humildade e não esperar golear o Brasil na próxima sexta.
Veio Ketchup. Não do Cristiano Ronaldo mas sim da seleção das quinas.

Escalações:

Portugal: Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Miguel Veloso), Tiago e Simão; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Liédson)
Técnico: Carlos Queiroz
Coreia do Norte: Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok (Chol), Pak Chol Jin, Ri Jun Il e Pak Nam Chol; Ri Wang Chon, Mun In Guk, Hong Yong Jo, An Yong Hak e Ji Yun Nam; Jong Tae Se
Técnico: Kim Jong Hun

0 comentários: