sábado, 19 de junho de 2010

Gana desperdiça chance de classificação


Por Guilherme Marçal

Africanos não se aproveitam de vantagem numérica desde o primeiro tempo e só empatam contra a Austrália

A seleção de Gana deixou a desejar nessa tarde, em Rustemburgo. A equipe não conseguiu furar a retranca australiana que, apesar de perder seu segundo jogador expulso em 2 partidas, soube segurar o empate. O resultado colocou os ganeses na liderança do Grupo D e levou os australianos ao primeiro ponto da Copa, embora ainda segurem a lanterna.

O jogo começou com as 2 equipes se estudando, até que veio o primeiro lance de perigo da Austrália, ou melhor, o gol. Aos 11 minutos, Bresciano cobrou falta de longe, a Jabulani quicou no chão à frente do goleiro Kingson, ele se atrapalhou e rebateu nos pés de Holman, que não perdoou. 1 a 0 Austrália. Aos 23, no entanto, a Gana tratou de mudar as coisas. Ayew fez linda jogada pela direita e cruzou para Jonathan mandar a bomba. Para seguir a moda da Copa, Kewell tratou de colocar o braço no caminho da bola. Pênalti e cartão vermelho para o aspirante a goleiro. Gyan tratou de colocar a bola na marca e bater seu segundo pênalti na competição, empatando a partida. A Gana cresceu no jogo e quase virou com Tagoe e principalmente Boateng, que obrigou o verdadeiro goleiro australiano Schwarzer a fazer bela defesa. Mas a primeira etapa acabou assim mesmo.

Na segunda parte, o domínio continuou com os africanos, que não souberam aproveitar o homem a mais. Boateng e Gyan assustaram em dois bons chutes. Chipperfield tentou de cabeça colocar o país da Oceania à frente no placar. Gyan reagiu em 2 belas jogadas: primeiro cruzando para Asamoah, que chegou atrasado e perdeu a chance da virada; Depois ele mesmo isolou da entrada da área, após belo passe de Boateng. A Austrália respondeu com Wilkshire, que perdeu ótima chance diante do goleiro Kingson. Aos 46, Abeyie soltou a canhota, mas Schwarzer espalmou. Foi o último lance de real oportunidade de gol para os africanos, que agora lamentam a não classificação antecipada para a segunda fase.

Destaque:

Gyan

Pela segunda vez consecutiva, o melhor em campo, marcando gol de pênalti. Criou as melhores oportunidades, ao lado de Boateng









Escalações:

Gana: Kingson, Pantsil, Jonathan, Addy e Sarpei; Annan, Kevin-Prince Boateng (Amoah), Tagoe (Owusu-Abeyie), Kwadwo Asamoah (Muntari) e Ayew; Asamoah Gyan. 
Técnico: Milovan Rajevac.

Austrália: Schwarzer, Wilkshire (Rukavytsya), Neill, Moore e Carney; Culina, Valeri, Emerton, Holman (Kennedy) e Bresciano (Chipperfield); Kewell. 
Técnico: Pim Verbeek.

0 comentários: