sábado, 19 de junho de 2010

Sérvios surpreendem favorita Alemanha

Por Guilherme Marçal

Após bela estreia, alemães perdem jogador, oportunidades e partida contra a Sérvia

 Na cidade de Porto Elizabeth, a Alemanha começou a segunda rodada da fase de grupos cercada de muita espectativa após o 4 a 0 diante da Austrália. Contudo, quem viu o jogo, quebrou a cara. A Sérvia se impôs e conseguiu vencer a partida. O pior não foi nem a derrota, mas sim a consciência de que os alemães jogaram melhor, tiveram mais oportunidades e, mesmo assim, perderam a partida. Claro, devemos ressaltar que Klose foi expulso, o que é uma grande desvantagem. Mas enfim, vejamos como foi o andamento do jogo.

A primeira etapa já começou com a Alemanha no ataque. Podolski tratou de dar um susto no goleirão Stojkovic, com belo chute de trivela. Sem muitas chances claras de gol, o jogo se arrastou até os 36 minutos, quando Klose mudaria a partida. Para infelicidade dos tricampeões mundiais, ele mudou para pior. O juiz, que destribuíra cartões demais no começo, acabou tendo que apresentar o segundo amarelo ao centroavante alemão e expulsá-lo de campo. A falta, no entanto, não foi tão violenta para ser assim punida. Parece que a saída de Klose acordou os sérvios, que no lance seguinte, marcaram seu gol. Krasic cruzou, Zigic ajeitou e Jovanovic mandou pras redes. Aos 45 minutos, a Alemanha quase se recupera rapidamente dos dois baques em sequência. Khedira manda um bomba no travessão e Müller perde o rebote, chutando em cima da zaga. Fim de tempo, 1 a 0 Sérvia.

Os alemães voltaram mais afim de jogo no tempo complementar, porém abusaram dos gols perdidos. Podolski foi o campeão, perdendo ao menos 3 chances pela esquerda. Isso até Vidic reprisar jogada de seu compatriota Kuzmanovic na primeira partida e colocar a mão na bola dentro da área. Para a sorte do zagueiro sérvio, Stojkovic pegou o pênalti cobrado pelo mesmo Podolski, que vivia um dia atípico. Essa defesa deu moral para os ex-iugoslavos, que quase fizeram o segundo gol com o mesmo Jovanovic. A bola, porém, explodiu na trave direita do goleiro Neuer. Podolski, para variar, perderia outra oportunidade, logo depois. A essa altura, a Sérvia estava atacando com mais perigo. Krasic cruzou da direita para a cabeçada de Zigic, que beliscaria o travessão. Enquanto isso, Podolski tentava a todo custo se redimir da penalidade desperdiçada. Em vão. Já era tarde. Vitória da Sérvia.

Destaque:

Jovanovic

Marcou gol de oportunismo e ainda carimbou a trave alemã. Um jogador de habilidade, que ditou o ritmo do meio-de-campo, ao lado de Krasic.  

Escalações:

Alemanha: Neuer, Lahm, Friedrich, Mertesacker e Badstuber (Mario Gómez); Khedira, Schweinsteiger, Müller (Cacau), Özil (Marin) e Podolski; Klose. Técnico: Joachim Löw.

Sérvia: Stojkovic, Ivanovic, Subotic, Vidic e Kolarov; Kuzmanovic (Petrovic), Ninkovic (Kacar), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Lazovic); Zigic. Técnico: Radomir Antic.


0 comentários: