segunda-feira, 14 de junho de 2010

Laranja vence na estreia

Por Guilherme Marçal

Com técnica e muita posse de bola, holandeses envolvem a Dinamarca e garantem primeiro posto do Grupo E


O torceder que foi ao Soccer City, em Joanesburgo, não viu Robben, que ainda se recupera de lesão. Tampouco viu a Holanda jogar o que sabe de melhor. Viu, porém, um time com bom toque de bola e que soube ser eficiente na hora certa. Resultado: 2 a 0.

Os holandeses iniciaram o jogo arriscando chutes de fora da área, característica comum historicamente na seleção. Sneijder, Kuyt e Van der Vaart usaram desse artifício para tentar o gol, porém, sem sucesso. Então, apareceu Bendtner pela seleção alvirubra. Em duas jogadas, o dinamarquês assustou o goleiro Stekelenburg. Na primeira uma cabeçada perigosa. Em seguida, uma ótima metida de bola para Kahlenberg, que chutou forte para bela defesa do arqueiro holandês. Van Persie ainda perderia a chance de abrir o placar, no finalzinho. Esse gol perdido, no entanto, não fez muita falta, como veremos.

Logo aos 40 segundos da segunda etapa, Poulsen tratou de dar um presente para os holandeses cabeceando contra o patrimônio o cruzamento de Van Persie. Com isso, o zagueiro teve a honra de ser o primeiro a marcar um gol contra na Copa 2010. Placar aberto, o jogo esfriou um pouco. Perigo mesmo só aos 27, numa pancada de Van Bommel, e aos 37, num chutaço de Sneijder que beliscou o travessão. Era um indício que a Holanda queria ampliar o placar. E foi o que aconteceu. Um minuto depois, Sneijder lançou Elia, que tocou na trave. No rebote, Kuyt mandou para o fundo das redes, fazendo 2 a 0. E o placar poderia ter sido mais elástico se o mesmo Poulsen não salvasse em cima da linha o chute de Afellay. Fim de papo.

Destaque:

Kuyt

Correu o campo todo, caindo bem pela direita e ajudando a defesa, voltando para marcar. Caprichosamente, a bola bateu na trave e sobrou para coroar sua dedicação, no lance do gol 


Escalações:

Holanda: Stekelenburg, Van der Wiel, Hitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder; Kuyt, Van Persie (Afellay) e Van der Vaart (Elia).
Técnico: Bert van Marwijk.

Dinamarca: Sorensen, Jacobsen, Agger, Kjaer e Simon Poulsen; Christian Poulsen, Kahlenberg (Erikssen), Jorgensen e Enevoldsen (Gronkjaer); Rommedahl e Bendtner. 
Técnico: Morten Olsen.

0 comentários: