quarta-feira, 9 de junho de 2010

Finalizando as preparações

Por Pedro Daniel M. Campos

Enquanto a copa não chega, seleções continuam com seus amistosos.



As seleções continuam suas partidas amistosas para se prepararem para a copa que está quase começando. Rodeados de surpresas e outras nem tanto, as partidas vêm mostrando um pouco daquilo que será a copa do mundo: Uma competição das mais equilibradas possíveis.

Grupo A:

- França: Depois de ter vencido de maneira sofrida a costa rica, não passou de um empate em 1 a 1 com a Tunísia. A seleção asiática abriu o placar com Jemaa e forçou a seleção campeã de 1998 a correr atrás do placar. Gallas anotou o gol de empate e assim terminou o jogo com uma atuação muito criticada dos Bleus. A seleção ainda perdeu para a China por 1 a 0 antes do primeiro confronto pela copa.
- México: enfrentou a atual campeã mundial Itália (Grupo ) e venceu por 2 a 1, acabando com a fase invicta da Squadra Azzurra. Carlos Vela abriu o placar, Bochetti que havia entrado no lugar de Cannavaro empatou e Alberto Medina fechou o placar para a seleção do México.
- África do Sul: Depois de 2 empates, a seleção anfitriã da copa voltou a vencer. A seleção de Carlos Aberto Parreira, que excluiu o atacante Benny McCarty da lista de 23 jogadores, goleou o time da Guatemala por 5 a 0. A seleção ainda venceu uma das surpresas da eliminatória europeia; a Dinamarca por 1 a 0.
 Uruguai não tem amistosos marcados e continua treinando para o jogo dia 11 frente à França.


Grupo B:

- Coreia do Sul: Enfrentou a seleção de Belárus e um time misto da Espanha (Grupo H). Ambos os jogos terminaram em derrota para os asiáticos, tendo o placar ficado em 1 a 0 para o adversário. O gol espanhol foi marcado por Jesus Navás, meio campista espanhol.
- Grécia: Surpreendida pela Coreia do Norte no último amistoso foi até a Suíça enfrentar a seleção do Paraguai (Grupo ). O Jogo terminou em 2 a 0 para os paraguaios com gols de Enrique Vera e o argentino recentemente naturalizado, Lucas Barrios.
- Nigéria: empatou o segundo jogo seguido, dessa vez contra a Colômbia. Se preparado para o jogo contra os Argentinos (que não têm mais amistosos marcados), a seleção não passou de um empate por 1 a 1 contra a seleção sul americana. Os africanos ainda venceram por 3 a 1 a Coreia do Norte num jogo em que a protagonista foi a violência.

Grupo C:

- Inglaterra: venceu a seleção japonesa por 2 a 1. O Destaque do jogo foi o brasileiro naturalizado japonês, Marcos Tulio Tanaka que marcou 2 gols; um a favor e outro contra. Ainda jogando sem seu principal jogador, Nakamura que segue com dores no joelho esquerdo, a seleção do sol nascente foi superior aos ingleses o jogo todo, tendo inclusive resolvido o placar com mais um gol contra, de Nakazawa. Frank Lampard ainda cobrou um penalti defendido pelo goleiro Japones.
- A Eslovénia venceu a seleção da Nova Zelândia por 3 a 1. O destaque do time foi o atacante Milivoje Novakovic com 2 gols.
- A Argélia que jogou contra os Emirados Árabes e venceu por 1 a 0 com gol de Karim Ziani.
- Os EUA venceram a Austrália por 3 a 1, tendo como destaque Edson Buddle, autor de dois gols. O outro marcador foi Herculez Gomez e o gol da seleção derrotada foi marcado por Tim Cahill.

Grupo D:

- A Alemanha realizou dois jogos. No dia 29/05, enfrentou a Hungria e venceu por 3 a 0 com gol do brasileiro naturalizado Cacau e com outros dois apontados por Mario Gomez e Lukas Podolski. No dia 03/05 enfrentou e venceu de virada a Bósnia com 1 gol do atual capitão Lahm e 2 gols de penalti por Schweinsteiger. o Gol da Bósnia foi apontado por Dzeko de cobertura.  
- A Austrália venceu a seleção da Dinamarca por 1 a 0. A seleção europeia que foi um dos destaques das eliminatória tendo passado por cima de Portugal, Suécia e Polónia foi fortemente dominado pelo time australiano. O gol da vitória veio dos pés do atacante Josh Kennedy, conhecido como Jesus pelos seus cabelos longos. A seleção ainda perdeu para os EUA, como já foi dito antes.
- A seleção da Servia voltou a decepcionar e perdeu contra a fraca equipe da Nova Zelândia por 1 a 0 no dia 29/05. No dia 02/06 a seleção servia enfrentou a Polónia. Sobre péssimas condições climáticas, o jogo terminou em 0 a 0.Os sérvios ainda enfrentaram a também má desempenhada seleção de Camarões e venceram por 4 a 3, tendo a primeiro vitória durante esse período de amistosos.
- A seleção de Gana enfrentou a poderosa Holanda e foi goleada por 4 a 1. O gol africano foi marcado por Gyan e os Holandeses abriram o placar com Kyut, em seguida completando Van der Vaart, Sneidjer e Van Persie para fechar o placar. Gana ainda venceu a fraca seleção da Letónia por 1 a 0 com gol de Quincy Owusu-Abeyie

Grupo E:

- Camarões foi até Covilhã, Portugal, para enfrentar o time da casa. Eto'o foi expulso ainda no primeiro tempo e os anfitriões venceram com dois gol de Raul Meireles e um de Nani. Camarões marcou o seu com Webó, artlheiro da seleção nas eliminatórias.
A seleção ainda perdeu para a Sérvia pelo placar de 4 a 3 e amargurou 2 derrotas seguidas antes do primeiro jogo pela copa.
- Como já dito antes, a Dinamarca perdeu seu últimos jogos contra Austrália e África do Sul, surpreendendo alguns, como eu.
- A Holanda, depois de golear Gana, fez o mesmo com a Hungria. O placar de 6 a 1 mostrou que a Holanda vem com um enorme poderia ofensivo. A Hungria começou abrindo o placar com Dzsudzsak. A Holanda então virou o jogo com Van Persie e Sneijder. Van Bommel, Elia e Robben, com dois gols, assinalaram a goleada. Apesar do show da equipe europeia, a atenção caiu para Robben que, machucado, foi cortado do primeiro jogo da copa, contra a Dinamarca.
- Depois de ter perdido por 2 a 1 para a Inglaterra, tendo marcado todos os gols da partida (2 contra), a seleção japonesa enfrentou a Costa do Marfim e perdeu por 2 a 0. O destaque do jogo foi, mais uma vez, o brasileiro naturalizado Marcus Túlio Tanaka, autor de um gol contra, o desvio que resultou no gol de falta de Drogba e do golpe de karatê que deixou o atacante marfinense em dúvida para a competição.

Grupo F:
- A Eslováquia venceu a Costa Rica por 3 a 0. No entanto, Martin Skrtel, destaque do time viria a ser adicionado na lista de dúvidas para a copa do mundo.
- A Itália enfrentou a Suíça e não passou de um empate desanimador por 1 a 1. O jogo foi marcado pela cautela de ambas as equipes que não pretendem ter jogadores na enorme lista de cortes da copa.
- Como já falado, a Nova Zelândia foi derrotada pela Eslovénia por 3 a 1.
- Os paraguaios jogaram seu ultimo amistoso frente à Grécia e antes tendo um empate de 2 a 2 com a costa do marfim.

Grupo G:

- O Brasil enfrentou a fraca seleção do Zimbábue e não teve vida tão fácil assim. A seleção africana começou assustando,. errando muitos chutes a gol mas chegando a frente. A canarinha venceu com um gol de falta de Michel Bastos, um gol de Robinho e um de Elano.
Poupando alguns jogadores como o goleiro Julio César que sentiu dores na partida contra o Zimbábue, o Brasil goleou a Tanzânia por 5 a 1 com gols de Robinho (dois), Ramires (também dois) e Kaká.
- Portugal voltou a convencer no jogo contra Camarões. Depois de atuações muito criticadas pelo povo a vitória por 3 a 1 acalmou todos menos aqueles que criticam a principal estrela do time, Cristiano Ronaldo; o jogador vai fazer 16 meses sem marcar pela seleção. Portugal ainda enfrentou Moçambique e venceu por 3 a 0 com Danny abrindo o placar e Hugo Almeida marcando os outros dois. Ronaldo segue sem fazer o seu.
- A Coreia do Norte, depois de perder para a Nigéria, segue em preparação para a estreia contra o Brasil.
- Como já dito antes, a Costa do Marfim venceu o Japão por 2 a 0. Drogba deve conseguir jogar ainda o primeiro jogo.

Grupo H:

- A Espanha, depois da vitória frente á Coreia do Sul por 1 a 0, goleou a Polónia por 6 a 0 e terminou com a moral em alta. Villa, Silva, Xabi Alonso, Fábregas, Fernando Torres, que voltara de lesão, e a promessa do Barcelona, Pedro, marcaram os gols da partida.
- Com time misto, o Chile venceu a Irlanda do Norte e no mesmo dia escalou titulares para jogar contra Israel e vencer de 3 a 0. A seleção ainda venceu a Nova Zelândia no penúltimo jogo amistoso marcado para as seleções que estão na copa.
- O fraco time de Honduras não ficou do empate por 0 a 0 pela também fraca seleção do Azerbaijão. Fechando sua preparação pra copa, perdeu para a Roménia por 3 a 0. A Roménia não está na copa.
- Por último, a Suíça perdeu para a equipe da Costa Rica por 1 a 0 e empatou com a Itália num jogo cuidadoso entre ambas e partes. Os Suíços ainda jogarão dia 11 contra a Áustria.


0 comentários: