quinta-feira, 10 de junho de 2010

Está Chegando...


Por Pedro Daniel M. Campos

Chegou. Show de abertura começa a mostrar o clima de copa para o mundo




Hoje, véspera da copa, foi realizada em Joanesburgo, no estádio do principal time do país, o Orlando Pirates, o show de abertura da copa do mundo. Cerca de 36 mil espectadores lotaram o Orlando Stadium para presenciar um show que contou com diversas atrações músicais dentre as quais damos destaque para a banda pop americana Black Eyed Peas, Alicia Keys  e a cantora colombiana Shakira.
Numa cerimônia em que as tão famosas e polémicas vuvuzelas foram confiscadas dos convidados, o som escutado era apenas o das bandas e do público animado. Junto com a cantora Fergie, o Black Eyed Peas, que hoje é considerado por alguns o grupo mais influente da década, abriu a lista de atrações de renome com "Where is the love" e o sucesso "Pump It". Em seguida o grupo deu seguimento com "Boom Boom Pow" e encerrou a sua participação com a tão aclamada "I Gotta Feeling".
O show continuou com Jonh Legend, Juanes e vários artistas africanos de vários lugares, dentre os quais o ídolo local Vusi Mahlasela, cantor que também foi um dos destaques na luta pelo fim do apartheid e chegou inclusive a tocar na posse presidêncial de Nelson Mandela, em 1994.
Aliás, se todos esperavam a presença do ex-presidente, Mandela apareceu apenas num vídeo apresentado por Desmond Tutu, arcebispo da Cidade do Cabo e vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Apesar dos seus 80 anos, Tutu demonstrou vitalidade e chegou envolto numa faixa dos Bafana Bafana (como é chamada a seleção da África do Sul).
Alicia Keys foi um dos destaques mais esperados. Em "Empire State of Mind", ao invés de "New York", Alicia trocou as palavras do refrão por "África" e "World Cup", levando o público ao delírio. A cantora, que tem formação de pianista clássica, interpretou suas músicas no piano e finalizou com "No One".
Quase no final da festa, o cantor K'Naan entrou para cantar aquele que é considerado o hino dessa copa, "Wavin' Flag". A surpresa para todos foi a participação do integrante do Black Eyed Peas, Will.I.Am que entrou empunhando uma bandeira do Brasil.

Já no final da cerimônia, como já era esperado, a cantora Shakira, principal atração, entrou esbanjando sensualidade. A colombiana, em boa forma, dançou, cantou e uivou na música "She Wolf", tirando gritos entusiasmados da platéia. Shakira ainda cantou um dos seus maiores sucessos, "Hips Don't Lie" e encerrou com mais uma das músicas da copa, "Waka Waka" acompanhada de um equipe de dezenas de dançarinas sul-africanas. Demonstrando empenho, a cantora misturou seus tradicionais passos com gingados africanos.
Apesar de principais atrações, não foram só apresentações musicais que compuseram a cerimônia. Ex-jogadores como os franceses Viera e Karembeu, o alemão Franz Beckenbauer e o brasileiro Sócrates foram atrações que foram para apresentar. Nessa lista ainda entram Jacob Zuma; presidente da África do Sul, Joseph Blatter, presidente da FIFA, entre outros.
A cerimónia também ajudou a diulgar uma campanha: "1 Goal", uma meta, em inglês. Já há algum tempo divulgada, a campanha visa instituir educação de qualidade na África de maneira que todos possam ter direitos iguais. Durante as atrações, vídeos de promoção introduziram ao mundo todo aquilo que, possivelmente, é o que deve ter mais destaque nesta cerimônia.

Apesar de tudo, o maior show não foi aquele dentro de palco e sim o das arquibancadas. Platéia animada, dançando, cantando, festejando tempos de paz. Uma festa que começou há meses atrás e, aqui entre, nós, o povo merece.

0 comentários: