quarta-feira, 16 de junho de 2010

Não veio Ketchup


Por Pedro Daniel M. Campos

Cristiano Ronaldo acerta a trave e o jogo entre Portugal e Costa do Marfim fica no 0 a 0


Recentemente, criticado pela sua falta de gols pela seleção, Cristiano Ronaldo soltou uma pérola. "gols são como Ketchup, demoram a vir mas quando vêm saem todos de uma vez". Pois bem, o atacante português não marcou e, pelo grupo G, Portugal e Costa do Marfim não passaram de um empate.
O primeiro tempo começou cauteloso para ambas as equipes, tocando bola e explorando a falta de marcação alheia. A seleção africana parecia sentir a ausência do atacante Drogba e jogou desde o primeiro minuto se concentrando atrás da linha de meio de campo, esperando um erro para armar um contrataque. A primeira grande chance veio aos 10 minutos do primeiro tempo: Cristiano Ronaldo, de fora da grande área, cortou um defensor e chutou de longe, acertando a trave marfinense. Poderia ser quase o começo do "ketchup" (aqui entre nós, que metáfora horrível!). Portugal aprecia começar a dominar o jogo quando a costa do marfim começou a sair em velocidade com Gervinho. O atacante avançava na velocidade, driblava e uma certa vez chegou a entrar na área de frente para o goleiro; Paulo Ferreira cortou.

Na segunda etapa o time marfinense chegou mais solto e marcava a saída de bola do time português. Gervinho, aos 8 minutos invadiu a area e chutou cruzado, fazendo o goleiro Eduardo espalmar a bola. aos 14 minutos portugal começou a reagir. Deco cruzou a bola e Liedson, mesmo mais baixo que os defensores, cabeceou no gol para defesa de Barry.
Drogba se preparava para entrar no jogo quando viu seu time levar um susto; em cruzamento, Liedson desviou de cabeça e Cristiano Ronaldo, sem marcação, empurrou para o gol. O portugueses já comemoravam quando o árbitro mandou voltar alegando uma falta de Bruno Alves num jogador que nem estava participando do lance. O capitão e ídolo marfinense então entrou no jogo, para alvoroço geral dos africanos no estádio, mas a sua única chance perigosa foi quando aos 45, recebeu a bola de frente para o goleiro mas se desequilibrou. 0 a 0 complicado para ambas as equipes.


Destaque:

Cristiano Ronaldo



 O capitão de Portugal mandou uma bola na trave, fez um gol que foi anulado e ficou perto de terminar o jejum de gols pela seleção.



Opinião do torcedor:

Portugal jogou trocando passes e fazendo a ligação de meio de campo com seus volantes, principalmente Deco. Deco alias, jogou mal e isso comprometeu o esquema preterido pelo técnico Carlos Queiroz. Portugal se complicou ao empatar esse jogo. Seu esquema tático me faz refletir sobre a possibilidade de passar de um empate com a Coreia do Norte, um time de retranca. Seria bom não depender de vitória contra o Brasil pra passar de fase.

Escalações:

Costa do Marfim: Barry, Demel, Kolo Touré, Zokora, Tiene, Eboué (Romaric), Yaya Touré, Tioté, Kalou, Gervinho (Keitá) e Dindane (Drogba).
Técnico: Sven-Goran Eriksson.

Portugal: Eduardo, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Deco (Tiago), Pedro Mendes, Raul Meireles (Rubén Amorin), Cristiano Ronaldo, Liedson e Danny (Simão).
Técnico: Carlos Queiroz.

3 comentários:

Anônimo disse...

Até pode não ter saído ketchup... mas que fizeram de alguns jogadores sanduiche, isso fizeram!

16 de junho de 2010 às 08:33
B. P. Kaiser disse...

Convenhamos que a Costa do Marfim jogou bem mais do que Prtugal (e do que a maioria das grandes seleções até agora) só faltou alguém pra finalizar...

16 de junho de 2010 às 10:39
Anônimo disse...

Por acaso, mas só por mero acaso, não acho. Só se foi em número de faltas cometidas. Aquilo foi pancadaria que só faltou sangue. Foram, no entanto, disciplinados mas jogaram sempre fechados. A seleção portuguesa rematou mais vezes e tal. Não pense que isso é vinculativo. É só uma opinião.

16 de junho de 2010 às 21:55